Planejamento e Estratégia em Comunicação é tema do FalAção desta semana
“O bom planejamento é feito a lápis para ser atualizado constantemente”. A frase foi dita pela comunicadora Rozália Del Gáudio durante episódio do podcast desta semana que trata sobre “Planejamento e Estratégia em Comunicação”. O episódio teve patrocínio do Itaú Unibanco.
Com grande atuação no mercado, Rozália atualmente é diretora de Comunicação Corporativa do McDonald’s, professora do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje/ESEG e co-autora do livro Sem Megafone, Com Smartphone – práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados, ao lado de Paulo Henrique Soares, convidado do episódio 17 do FalAção.
Rozália ressalta que o bom planejamento de comunicação tem o conhecimento profundo da estratégia da empresa, do modelo de negócios, da expectativa da organização e das pessoas. Além disso, deve ter definição de métricas e de mecanismos de avaliação. “Só vou saber se o meu planejamento trouxe bons resultados se, na partida, eu já estabelecer alguns indicadores de sucesso”, comenta.
A comunicadora acredita que o planejamento, o acompanhamento, as métricas, o repertório, o entendimento do cenário e a escuta das pessoas é o que podem fazer a diferença para uma comunicação transformadora e estratégica. “Grande parte do nosso trabalho hoje é conectar pessoas, histórias e marcas. Isso tem que acontecer de uma forma intencional, estratégica e humana. Essa é a beleza do que temos a fazer”, salienta.
Mas será que a importância que o planejamento tem está sendo vista dessa maneira pelos profissionais de comunicação? Rozália conta que percebe uma preocupação não apenas dos profissionais em relação a entenderem mais sobre planejamento mas também há um movimento das organizações de cobrarem mais planejamento da área de comunicação. “De um lado, o profissional está vendo que criatividade, senso de oportunidade e agilidade convivem muito bem com planejamento e, por outro lado, os líderes organizacionais estão olhando para a comunicação com uma visão mais a longo prazo. Para mim, isso mostra um amadurecimento do nosso papel e importância dentro das organizações”.
Em sua visão, 2020 consolidou uma evolução do papel estratégico da comunicação para as organizações. “Essa crise sem precedentes que estamos vivendo, mostrou como a comunicação pode fazer a diferença para uma empresa. Diferença que não vem só numa avaliação de cenários, na proposição de soluções integradas e alinhadas ao contexto mas também na possibilidade que só a comunicação tem de ouvir os diferentes públicos, aspectos cruciais para uma empresa entender como deve se reposicionar do ponto de vista de proposta, serviços e produtos. Temos muito o que contribuir como comunicadores para o sucesso de uma empresa”.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/7ElWmTodZVFPVQ1zZBVkQP
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática