Pirelli apresenta na ArtRio 2015 o livro dos 50 anos do Calendário Pirelli
O artista brasileiro Cabelo lançará uma obra no estande da fabricante de pneus
A Pirelli marca presença na quinta edição da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro, ArtRio. Esta é a primeira vez que a fabricante de pneus conta com um estande em uma feira de artes no Brasil onde promoverá: o lançamento nacional do livro que comemora os 50 anos do Calendário Pirelli; a obra do artista plástico brasileiro Cabelo; o lançamento do livro das antigas campanhas publicitárias e o vídeo que ilustra a arte que está por trás do Relatório Anual 2014, demonstração financeira da companhia, e de todas as atividades e projetos de âmbito cultural realizados no País e no mundo.
Exemplares do livro comemorativo editado pela Taschen estarão à disposição dos visitantes no estande da Pirelli. Editado em formato de retrospectiva, o livro denominado “Pirelli – The Calendar 50 years and more” reproduz boa parte das edições clicadas pelos mais prestigiados fotógrafos do mundo com algumas das mulheres mais bonitas do planeta, além de bônus com a versão não publicada do Calendário de 1963 (um ano antes da primeira edição) e entrevistas que mostram as histórias, as personalidades e os processos que envolvem a elaboração do exemplar.
A nova obra de um dos artistas plásticos brasileiros mais originais de sua geração, Rodrigo Saad, conhecido como Cabelo, coabitará este espaço. Uma criação artística que reelabora o logo Pirelli, em um franco diálogo com a Pop Art e com a poesia concreta brasileira.
O livro “The Muse In The Wheel: a century of art at the service of its products”, editado pela Corraini Edizioni e realizado com a parceria da Fundação Pirelli de Milão, será lançando para apresentar as antigas campanhas publicitarias da empresa. Uma coleção única de mais de 450 imagens realizadas por mais de 200 artistas ao longo de 1800 e 1900, entre os quais os mais famosos artistas da gráfica e da pintura da época.
Outro conceito presente no estande da fabricante de pneus será a arte de rua representada no Relatório Anual 2014, que apresenta as demonstrações financeiras da empresa interpretadas sob a ótica do pneu e da arte de rua. Desde 2011, a Pirelli busca divulgar seus números com um toque de inspiração e arte. Para a edição do ano passado, três artistas de três cantos do mundo (Brasil, Alemanha e Rússia) foram convidados para fundir seus trabalhos em uma só instalação, que ficou em exposição no espaço artístico da fabricante em Milão, o Hangar Bicocca, e estão representados nas páginas do relatório financeiro.
Além desses pilares, os projetos apoiados para a Expo Milão 2015 serão representados no estande, entre os quais o símbolo da Exposição Universal, a Árvore da Vida, patrocinado pela Pirelli para a exposição que a Itália sedia até 31 de outubro. O estande também abarca referências aos principais artistas e projetos apoiados pela empresa nos últimos anos com um vídeo que conta os diferentes projetos, tais como: a manutenção permanente do Monumento ao Cristo Redentor do Corcovado na cidade de Rio de Janeiro, uma das sete maravilhas do mundo moderno; o apoio aos principais museus brasileiros da cidade de São Paulo, como o MASP, MAM e a Pinacoteca; o patrocínio ao Instituto Inhotim, no estado de Minas Gerais, que é o maior museu a céu aberto da América Latina; os espetáculos de música clássica do Mozarteum; o grande museu de arte contemporânea da Pirelli em Milão, Hangar Bicocca; o making of dos50 anos do Calendario Pirelli e a obra do artista inglês Douglas White feita com resíduos de pneus inservíveis para a exposição “Made By… Feito por Brasileiros”, realizada em São Paulo, no ano de 2014, na antiga área do hospital Matarazzo.
“Pirelli, desde as suas origens, tem um forte relacionamento com o mundo das artes. A nossa história foi construída sobre muitas parcerias com importantes artistas e instituições culturais de hoje e do passado porque acreditamos que a cultura é um elemento fundamental da nossa sociedade”, comenta Paolo Dal Pino, Presidente Executivo da Pirelli na América Latina. “Abrigar uma nova obra de um dos artistas plásticos brasileiros mais conceituados e apresentar ao público desta importante exposição o que temos apoiado no Brasil e em outros países no mundo é, para nós, motivo de muito orgulho”, acrescentou Paolo Dal Pino.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país