Pesquisa e Mensuração em Comunicação é tema de podcast desta semana
No episódio da semana, o podcast traz o assunto de Pesquisa e Mensuração em Comunicação com a convidada Suzel Figueiredo. Referência no mercado, Suzel é diretora da Ideafix, consultoria associada à Aberje, instrutora na Escola Aberje de Comunicação e também coordenadora do Comitê Aberje de Mensuração de Resultados. Este episódio é patrocinado por Itaú Unibanco.
Planejar e trabalhar com dados atrai Suzel desde os tempos da faculdade, quando começou a trabalhar com pesquisa de opinião. Seguiu sua trajetória com análises de pesquisas, até abrir sua empresa e vislumbrar, como ela mesma conta, um universo de oportunidades nessa área. Durante o bate-papo, a comunicadora fala sobre a importância da pesquisa nas organizações.
Suzel explica que a pesquisa se utiliza de três tempos: o tempo de diagnosticar, fundamental para se descobrir as demandas e necessidades da empresa para que o profissional de comunicação comece a planejar. Definido o planejamento (com objetivos e prazos) é o tempo de monitorar e ver o que está funcionando; e o terceiro momento é o de medir os resultados, descartar o que não funcionou e aprender com o que deu certo. “É um ciclo de gestão e de melhoria de qualidade pressupõe o acompanhamento dos processos a partir desses três tempos”, ressalta.
A comunicadora acentua que muitos problemas de planejamento em comunicação ocorrem porque os processos são medidos e não os seus resultados. “Desde a formação, as universidades falam pouco sobre como fazer gestão (de processos, de pessoas, de recursos) e isso não é simples. A comunicação tem que se conectar com a estratégia do negócio. As empresas cobram essa performance”, comenta. “Quando o profissional não consegue provar a eficácia de seu trabalho ele simplesmente sai da empresa”, lamenta.
A métrica é uma questão de lógica, os indicadores de uma pesquisa comprovam a eficácia de um processo. Por outro lado, existe a ‘métrica da vaidade’, conforme explica Suzel: “as pessoas gostam de ressaltar a quantidade de coisas que fazem, mas quais resultados trouxeram tudo isso? As empresas não contratam um comunicador para fazer muitas coisas, mas para resolver problemas”, coloca.
A executiva ressalta ainda que a pandemia trouxe luz à comunicação. “Nunca vi, em minha trajetória, tanta relevância e tanto reconhecimento à comunicação. Uma boa comunicação separa o que é fake news do que é realidade, conecta as pessoas com as empresas, educa. Há uma série de nobres objetivos para a comunicação como transformar coisas, ensinar pessoas e medir se os resultados e não os processos”, argumenta Suzel.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país