Pesquisa de Comunicação e Governança Corporativa da Aberje é apresentada em evento da Câmara Brasil-Alemanha
A pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022, com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, foi apresentada pelo diretor-executivo Hamilton dos Santos durante reunião interna do Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha no dia 20 de abril. Para debater sobre o assunto também foram convidados os associados da Aberje Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer; e Carolina Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel.
Na ocasião, Hamilton trouxe algumas reflexões a partir da pesquisa. A primeira delas foi sobre como mapear os stakeholders de uma organização. “Por mais que a governança esteja bem estruturada internamente, as vozes externas influenciam de uma forma muito decisiva. A noção de stakeholders está se ampliando e tem um impacto muito grande na Comunicação”, observou.
Outro highlight destacado refere-se à participação do setor de Comunicação nos comitês relacionados à governança. “Antes o nosso desafio era o de participar das decisões estratégicas da empresa, já que não devemos ter a área de Comunicação somente como apoio. Quanto à governança, a pesquisa nos mostra que quando a governança se relaciona com a comunicação, a questão do ESG aparece com mais frequência”, destacou.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão