09 de novembro de 2017

Pesquisa da Accor aponta: 50% dos viajantes querem conhecer gastronomia local

gastronimia

Viajar, por si só, já é uma oportunidade para conhecer a história e a cena cultural de uma cidade. No entanto, turistas revelam que há outra fonte para beber e “comer” desse conhecimento: a gastronomia. E foi com um olhar mais minucioso para as receitas escolhidas pelos viajantes ao redor do mundo que a AccorHotels.com descobriu alguns segredos e interesses dos entrevistados em torno desse tema. A Accor é associada da Aberje.

Provar novos sabores é um deles. Quesito praticamente obrigatório para 54% dos participantes – dentre eles os brasileiros –, essa descoberta está particularmente ligada a 61% das pessoas entre 50 a 65 anos; e também é popular a 48% daqueles com 18 a 34 anos. “Experimentar a gastronomia é uma das melhores maneiras de conhecer hábitos e costumes de um povo. Investimos constantemente para proporcionar a melhor experiência local a quem nos visita”, comenta Carlos Bernardo, gerente de A&B Midscale da AccorHotels América do Sul.

Outra curiosidade está entre os millennials. A geração mostra que aprecia e procura experimentar novos paladares, mas 37% confessam que sentem falta da cozinha de seus países – contra 25% do público entre 50 e 65 anos. E apenas 21% deles nem pensam nas refeições caseiras. O que mostra a volatilidade do perfil: estão abertos a novidades do mundo cosmopolita e tecnológico, mas em quesitos afetivos, como a gastronomia, não tendem a arriscar.

Voltar para casa nem sempre é uma tarefa fácil. Após uma viagem com novidades e mordomias, 35% dos viajantes gostariam de manter a regularidade em refeições saudáveis e balanceadas experimentadas nos hotéis. Mas o café da manhã é o queridinho entre os serviços hoteleiros, de acordo com 48% dos participantes. Principalmente para o público feminino: 53% delas adorariam a comodidade sem precisar preparar ou sair para comer, contra 43% dos homens.

França no topo da lista – Destino favorito para os amantes do turismo gastronômico, a França é a razão da visita de 38% dos alemães, por exemplo. Já 20% dos chineses preferem experimentar as especialidades francesas que consideram “peculiares”. Mas e o tão famoso croissant? 14% dos ingleses não abrem mão do pãozinho verdadeiramente francês. Confiantes, os próprios franceses (39%) acreditam que a boa mesa deve ser um critério para a viagem, item que, de maneira geral, perde apenas para Torre Eiffel e lugares históricos.

Brasil, França, EUA, China e Austrália estão entre os 11 países participantes da pesquisa online realizada entre os meses de abril e maio, com viajantes entre 18 e 65 anos que visitaram destinos internacionais pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. O estudo foi feito pela GFK, empresa alemã especialista em pesquisa de mercado.

 

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