Pesquisa “A inteligência artificial para jornalistas brasileiros” começa a rodar nas redações de todo o Brasil
Todo mundo já ouviu falar em Inteligência Artificial. Existem vários tipos, aplicações e variedades de setores para a IA, como saúde, finanças, automação industrial, transporte, entretenimento e muito mais. É uma área em constante evolução, com pesquisas e avanços significativos acontecendo regularmente e no jornalismo não seria diferente. Qual será o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por estes profissionais?
Para se aprofundar nesta questão e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional, um grupo de professores do curso de Jornalismo da ESPM SP acaba de lançar uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. O estudo, coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas – ESPM, tem parceria, apoio e a divulgação do portal Jornalistas & Cia.
Na primeira, os jornalistas devem responder a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas) e que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística.
A adesão ao levantamento é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil e que tiverem interesse. O formulário com o questionário da pesquisa pode ser acessado no link abaixo:
Pesquisa “A inteligência artificial para jornalistas brasileiros”.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov