Parceria entre Aberje, FGV ECMI e Fundação Itaú oferece bolsas de mestrado para comunicadores do terceiro setor
Em um movimento inovador, por meio de uma parceria que reuniu a Aberje – por meio da Escola Aberje –, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação – FGV ECMI e a Fundação Itaú, foi lançado ontem (02) o mestrado profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, voltado especificamente para comunicadores do terceiro setor. Serão oferecidas cerca de 25 bolsas integrais para profissionais da área, que atuem prioritariamente no campo da comunicação. A edição de 2024 será preferencialmente formada por pessoas que atuem em institutos, fundações e organizações da sociedade civil. O objetivo do curso é disponibilizar conhecimento de vanguarda em políticas, planejamentos e processos que envolvem as atividades do ramo.
Ao contrário dos mestrados acadêmicos tradicionais, ele vai se concentrar em linhas de atuação, no lugar de linhas de pesquisa, para buscar a produção de conhecimento a partir da experiência profissional dos participantes, com foco nas instituições do terceiro setor.
No lançamento, realizado na sede da FGV no Rio de Janeiro, Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getúlio Vargas; Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV; Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, falaram sobre a relevância da formação para o papel atual dos profissionais de comunicação e apresentaram a grade curricular do curso. Eles também conversaram sobre o lançamento do curso com a jornalista Leila Sterenberg para o podcast Meio Tempo. O episódio será lançado nos próximos dias e estará disponível nos canais de comunicação da FGV ECMI.
“Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, afirma Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV ECMI.
O curso reflete a importância crescente do setor de comunicação nas organizações e na sociedade em um ambiente geopolítico complexo e permeado por novas tecnologias. A comunicação tem um grande valor estratégico atualmente, e esse cenário reforça a necessidade da formação de comunicadores aptos a atuar como agentes de transformação.
“Este Mestrado é mais do que um programa voltado para a formação excelente de comunicadores de empresas e instituições. É a convergência da inteligência e da experiência de três instituições – a Aberje, a Fundação Itaú e a ECMI da FGV – que convergiram por meio da educação para contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do terceiro setor, que conta com centenas de organizações que contribuem decididamente para o aperfeiçoamento de causas e de políticas públicas vitais em áreas como a Cultura e a Educação, fundamentais para que o nosso país se desenvolva”, explica Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
“Queremos que esse conhecimento, tão necessário quanto atual, que é o da Comunicação Digital, já chegue em profissionais que atuam diretamente com os desafios sociais, ambientais, econômicos e culturais da sociedade”, completa Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
As inscrições serão abertas no final de abril e o programa deve começar no segundo semestre de 2024. O mestrado terá duração de 18 meses, em formato híbrido, com aulas presenciais no Rio de Janeiro.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática