Marcelo Duarte

É autor da série “O Guia dos Curiosos”, lançada em 1995. Já tem 30 livros publicados, incluindo romances para a coleção “Vaga-Lume”. É também sócio-fundador e diretor editorial da Panda Books, fundada em 1999. Comanda desde agosto de 2020 o canal “Guia dos Curiosos” no YouTube. É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na Editora Abril de 1984 a 1998. Foi redator-chefe de “Playboy” (1989-1990), editor de “Veja S. Paulo” (1991-1994) e diretor de redação de “Placar” (1995-1998). Criou as revistas “Ação Games” e “Revista dos Curiosos”. Foi colunista do “Jornal da Tarde”, assinando a página “Curiocidade”. Na TV, Marcelo Duarte foi apresentador do programa “Loucos por Futebol”, na ESPN-Brasil (2002-2014). No rádio, apresentou o programa “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes (2001-2020), que ganhou o prêmio APCA em 2006. Também comandou o “É Brasil que Não Acaba Mais!” (2010-2020), na Rádio BandNews FM. No Grupo Bandeirantes, ainda apresentou “Fanáticos por Futebol”, “Manhã Bandeirantes” e “É São Paulo que Não Acaba Mais!”. Nos últimos três anos, esteve na lista dos jornalistas de cultura mais influentes do Prêmio Comunique-se. Cobriu quatro Copas do Mundo, cinco Olimpíadas e dois Jogos Pan-Americanos. Fez parte da equipe que criou a exposição permanente do Museu do Futebol e assinou a curadoria para diversas exposições no Sesc, no Farol Santander e no próprio Museu do Futebol.
Destaques
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
- Levantamento realizado junto ao LiderCom aponta prevalência do modelo híbrido de trabalho nas organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidadePaulo Nassar Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais