Palestrantes brasileiros no SXSW 2024 abordam saúde, ESG e economia criativa
O festival South by Southwest (SXSW) acontece de 8 a 16 de março, em Austin, no Texas, e espera receber em 2024 a maior delegação de brasileiros de sua história. A organização só revela suas estatísticas ao final do evento, mas adianta que o número de brasileiros inscritos em 2024 supera os 2 mil do ano passado — um novo recorde.
“Ultrapassamos o maior número já registrado na história. O Brasil está no auge”, diz Tracy Mann, representante de Desenvolvimento de Negócios do SXSW para o Brasil. Ao todo, o evento costuma receber mais de 200 mil participantes de diversos países, interessados em música, cinema, tecnologia, negócios e comunicação.
A conferência tem 24 trilhas de programação, incluindo publicidade e experiência de marca, inteligência artificial, mudanças climáticas, economia criativa, esportes, startups e trabalho. Saúde, sustentabilidade e economia criativa estão entre os temas dos principais palestrantes brasileiros.
No dia 8 de março, o CEO do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, participa de um painel com especialistas da Clínica Mayo (EUA), City of Hope (EUA) e do Centro Médico Sheba (Israel) para apresentar projetos colaborativos de tecnologia e dados que contribuem para a equidade em saúde.
No dia 10, o advogado e especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, representando o Oversight Board, vai falar sobre moderação de conteúdo nas redes sociais ao lado de autoridades da Universidade Stanford, Meta e Trust & Safety Professionals Association. O argumento central da mesa é que há uma lacuna entre o ritmo da mudança tecnológica e a regulação e, por isso, é fundamental desenhar e aprovar medidas que sejam robustas e flexíveis ao mesmo tempo.
No dia 12, o CEO da Embraer-X, Daniel Moczydlower, participa da mesa “Transporte sustentável encontra a emergência climática”, ao lado de Lukas Kaestner (Sustainable Aero Lab) e Rosemary Cox-Galhotra (Breakthrough Energy). O painel busca explicar como ações coordenadas podem pavimentar o caminho para um futuro sustentável no transporte.
A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade (InvestSP) e a Rede Gerando Falcões apresentam a Casa São Paulo, uma ativação que receberá os expoentes da tecnologia e criatividade da capital paulista. Para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, a Casa é uma oportunidade para a internacionalização da cidade. “O espaço vai dar concretude à potência econômica, inovadora e criativa que é São Paulo”, declarou ao Meio & Mensagem.
Ao renovar o seu patrocínio ao South by Southwest (SXSW), pelo segundo ano consecutivo, o Itaú oferecerá tradução gratuita de mais de 100 palestras do evento. As palestras traduzidas e legendadas pelo Itaú ficarão disponíveis no canal do YouTube do SXSW, a partir de 72 horas após o evento ao vivo em Austin.
Marcas e IA são destaque
Amy Webb, CEO do Future Today Institute e professora da NYU Stern School of Business, fará mais uma vez análise baseada em dados do relatório anual do instituto, mostrando as tendências tecnológicas emergentes que precisam estar no seu radar este ano ( 9/3 – 10h às 11h).
O CEO da Delta Airlines, Ed Bastian, conversa com o chef espanhol José Andrés e outros convidados especiais sobre como tomar decisões difíceis todos os dias, mantendo as pessoas no centro do negócio (10/3 – 11h30 às 12h30)
Peter Deng, VP de produto ao consumidor da OpenAI e chefe do ChatGPT, conversa com Josh Constine, VC de consumo na SignalFire e ex-editor do TechCrunch, sobre o presente e o futuro da inteligência artificial. (11/3 – 11h30 às 12h30).
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, e o prefeito de Austin, Kirk Watson, terão uma conversa franca sobre como a indústria e o governo podem usar a tecnologia para enfrentar a crise climática – incluindo as próprias iniciativas de sustentabilidade da Uber – e como será o futuro da mobilidade e da entrega, incluindo trânsito e compartilhamento de carros em Austin e ao redor do mundo. (11/3 – 11h30 às 12h30).
Saiba quem são os palestrantes brasileiros:
4 Collaborative Tech & Data Projects for Health Equity
Dr. Sidney Klajner (Hospital Einstein)
Climate Chaos: Risk or Opportunity
Bruno Garfinkel (Porto Seguro)
Privacy and AI: Taking Back Control of Our Data
Yasodara Cordova (Unico Idtech)
The Future of Content Moderation: Weird Flex But Okay
Ronaldo Lemos (Oversight Board)
Global Impact of Big Tech Abortion Information Suppression
Luna Borges Pereira Santos (Fòs Feminista)
HR and HRTech Professionals Meet Up
Tiago Pereira (Radancy) como organizador
Brazil Creative Economy Meet Up
Vanessa Mathias e Lu Bazanella (White Rabbit)
Digital Transformation Index: Is Your Company Digital-Ready?
Denise Pinheiro (PwC), Hugo Tadeu (Fundação Dom Cabral) e Marco Castro (PwC)
Latin Music Momentum in an Age of Glocalization
Cris Garcia Falcão (InGrooves), Pedro Kurtz (Deezer) e Sandra Jimenez (YouTube)
Unveiling Latin Tech Ecosystems
Daniel Leipnitz (Cidade Inovadora)
Decoding Green Aviation: Are We There Yet?
Cesar Pereira (Embraer)
Sustainable Transportation Meets The Climate Emergency
Daniel Moczydlower (Embraer)
Is there a balance between innovation and core business?
Cesar Castro, Patrícia Dias dos Santos e Dimas Tomelin (Embraer)
The Most Natural Solution for the Greatest Manmade Problem
Fernando Visser (re.green)
AI Applications in Non-English Languages: LATAM Use Cases
Marcellus Amadeus (Alana AI)
Bioeconomy: Thriving in the Amazon Rainforest
Angela Pinhati (Natura) e Txai Suruí
Salvador Capital Afro and the Power of Diaspora Tourism
Isabel Aquino Ribeiro (Secretary of Culture and Tourism, City of Salvador) e Antonio Pita (Diaspora Black)
Destaques
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?