Painel discute tendências em ESG no Aberje Trends
Em um cenário marcado pela crise climática e pela crescente importância da transparência, as empresas estão cada vez mais focadas em adotar princípios de gestão e bom desempenho. Nesse contexto, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) surge como uma abordagem fundamental para o sucesso organizacional. Para debater sobre esse tema e explorar como os comunicadores têm se apropriado dos princípios de ESG para traçar estratégias inovadoras, foi realizado um painel de discussão na 7ª edição do Aberje Trends que foi sediado no Museu de Arte de São Paulo, no dia 19 de junho.
O painel, mediado por Rodrigo Cunha, fundador e CEO da ProfilePR, contou com a participação de Fabrício Biondo, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul, Roberta Kuruzu, gerente executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Ypê, e Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota para a América Latina e Caribe.
Um dos principais temas abordados foi no quesito clareza e transparência. Para os participantes, as empresas têm o desafio de manter uma boa reputação para atrair os consumidores “Tenho acompanhado algumas pesquisas de reputação que, de ano em ano, mostram que as marcas antigamente conseguiam estar em uma campo neutro e hoje em dia elas já não conseguem mais”, conta Viviane, da Toyota.
“Hoje as pesquisas mostram que o consumidor quer saber claramente o que estamos fazendo no sentido não somente do meio ambiente, mas de todo ESG, se cuidamos bem do colaborador, se temos iniciativas sociais, se a governança da empresa é forte”, complementa Biondo, da Stellantis.
Com a missão de ser cada vez mais transparentes com os consumidores, Roberta Kuruzu, executiva da Ypê, apresentou como tem sido sua experiência com este desafio. “Desde a primeira vez que publicamos o relatório de impacto, que é uma das nossas formas de mostrar com transparência tudo que é feito na companhia, os executivos ficaram muito entusiasmados. Com esse retorno positivo deles, virou uma chave na cultura da empresa, e hoje todas as áreas e todo projeto novo têm um olhar para o que estamos agregando em meio ambiente, social e governança”, afirma.
Montadoras x ESG
Um dos tópicos abordados na palestra foi o desafio de reputação do setor automotivo na questão da sustentabilidade. “Uma tarefa muito grande é desmistificar a indústria automotiva como a grande vilã. A emissão de CO2 [dos veículos] representa somente 25% do total que é emitido no mundo, quando se tira caminhões para carros comerciais e leves, esse número vai para 13%”, observou Biondo, da Stellantis. Para complementar, Mansi comentou a informação trazida por Fabrício. “É um dado global, se formos olhar a realidade brasileira do carro é ainda menor, esse é um exemplo perfeito para percebermos o tamanho do nosso desafio em termos de transparência”.
O Aberje Trends teve patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi, e media partner do Estadão.
Destaques
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