Page Spring Seminar explorou desafios da Comunicação em cenário globalizado e complexo
Na última semana, entre os dias 20 e 22 de março, o 2024 Page Spring Seminar reuniu em Paris lideranças de comunicação de diversos setores e organizações para debater os desafios e oportunidades para os diretores de comunicação, conforme o tema “International Leadership & The Expanding Remit of the CCO” (Liderança internacional e a missão em expansão do CCO, na tradução direta do inglês). Foi a primeira vez que o evento foi realizado fora dos Estados Unidos, um sinal da internacionalização do trabalho da Page Society, a maior associação de comunicação corporativa dos Estados Unidos – da qual a Aberje faz parte.
Uma das principais discussões foi sobre a importância da gestão das expectativas dos stakeholders em meio a um cenário saturado de conteúdo. Compreender as expectativas das partes interessadas tornou-se crucial para os CCOs em meio ao papel altamente complexo e cada vez mais internacional que desempenham nas organizações.
E, justamente por sua importância, os CCOs não devem perder de vista a humildade, outro tema de debates relevantes no evento. Por mais que se espere que os comunicadores sejam experts em tudo, é fundamental lembrar que ninguém pode ser. Aceitar nossas limitações e valorizar a diversidade reforçam a importância de uma comunidade global de Comunicação. É sempre válido lembrar que o Ocidente é apenas uma dentre as muitas bolhas que compõem esse universo.
O painel “Big Picture and Practicality of AI: Discussions on generative AI” (Visão Geral e Praticidade da IA: Discussões sobre IA Generativa, na tradução direta do inglês) explorou as implicações globais da IA generativa, assim como os desafios e oportunidades que ela apresenta, inclusive em relação a questões complexas como imigração e mudanças climáticas. Os participantes ainda debateram como a IA abre portas para a inovação em comunicações e abordaram aspectos desafiadores desses avanços, como em questões ligadas à transparência nas comunicações governamentais.
O evento destacou, por fim, a importância crescente dos mercados asiático e africano e a necessidade de adaptação das marcas ocidentais. Mais do que nunca, elas deverão repensar suas estratégias e adaptar suas cadeias de suprimentos, priorizando a resiliência frente à eficiência.
Além das muitas discussões teóricas, o 2024 Page Spring Seminar também ofereceu oportunidades valiosas para a colaboração e o compartilhamento de soluções: ao longo dos três dias, os participantes desenvolveram juntos insights, planos de ação, novos contatos e parcerias.
A agenda internacional da Aberje tem o apoio da Latam.
+ Leia o artigo de Hamilton dos Santos sobre a edição deste ano do Page Spring Seminar.
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática