Pacto Rumo à COP30 é lançado em evento em São Paulo em preparação para a Conferência das Partes
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil lançou na segunda-feira (03) o Pacto Rumo à COP30, um programa com iniciativas para engajar as empresas em preparação para a Conferência das Partes, em Belém, em 2025. A iniciativa foi apresentada durante o evento ‘Responsabilidade Corporativa Ambiental: Impacto e Transformação’, realizado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
O programa, que conta com o apoio institucional da CDP (Carbon Disclosure Project) e LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action), já reúne 250 empresas em iniciativas embarcadas na Plataforma de Ação pelo Clima, que intersecciona a agenda de clima com a de água, direitos humanos, governança e comunicação. Com o programa Pacto Rumo à COP30, o Pacto Global visa, até 2025, aumentar para 600 o número de empresas mobilizadas contra a mudança do clima frente ao cenário climático brasileiro. A iniciativa também tem como objetivo escalar as ações e metas com as quais as empresas estão comprometidas ligadas ao ODS 13 (Ação pelo Clima), especialmente as ligadas aos Movimentos +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular e Impacto Amazônia, do Pacto Global.
“A COP30 é uma oportunidade para o Brasil se consolidar como liderança global no combate à crise climática, e isso passa, necessariamente, pelo trabalho que o setor empresarial desempenha nessa agenda. Com o Pacto Rumo à COP30, o Pacto Global, como maior iniciativa brasileira de sustentabilidade corporativa, quer impulsionar as empresas nesse trabalho, por meio de um programa que promove ações, realiza projetos e mostra caminhos para a mitigação, adaptação e meios de implementação à mudança do clima. Esses resultados precisam ser duradouros e significativos, com vistas a um futuro mais resiliente e sustentável”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
Comunicação em foco
A Missão COP30 foi uma das ações abordadas no evento. Trata-se de um curso preparatório para comunicadores com conteúdo específico para a COP30, desenvolvido pela Aberje em parceria com a Plataforma de Ação Para Comunicar e Engajar, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O início das aulas está previsto para agosto de 2024, com a participação de 40 empresas. A partir do curso, será produzido um e-book que será disponibilizado na plataforma da Aberje e compartilhado com as mais de 2 mil empresas participantes do Pacto. Até a COP30, também serão realizados os Webinars Pré-COP30, com a participação de especialistas envolvidos na agenda climática brasileira. Os eventos abordarão a importância do setor empresarial nas edições da Conferência das Partes, informações oficiais da organização da COP30 e discussão dos principais temas técnicos previstos para as próximas edições.
A abordagem estratégica da Rede Brasil para a COP30, em Belém, recai sobre a busca por soluções sustentáveis e de impacto, com a intenção de envolver ativamente a comunidade empresarial na implementação de ações coletivas em prol da Agenda Climática brasileira.
Os resultados dos projetos e iniciativas serão divulgados nos eventos realizados pelo Pacto Global, como o Fórum Ambição 2030, Bioeconomy Amazon Summit, SDGs in Brazil, Climate Week New York, COP16, COP29, Fórum Econômico Mundial e a própria COP30.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país