Pacto Global da ONU reúne personalidades e alta liderança de empresas em NY para ajudar Brasil a avançar em temas como clima e direitos humanos
O Pacto Global da ONU no Brasil promove nos dias 14 e 15 de setembro o evento SDGs in Brazil, no Delegates Dining Room, dentro da Sede da ONU em Nova York, às vésperas da semana da Assembleia Geral das Nações Unidas, para debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, SDG em inglês) por meio de iniciativas de empresas, além de outros temas ligados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança. Este ano, durante o evento, acontecerá o lançamento de mais um Movimento da estratégia Ambição 2030, o Impacto Amazônia.
O SDGs in Brazil vai contar com a presença de mais de 300 convidados, entre altas lideranças dos setores público e privado, representantes de organizações, formadores de opinião globais e líderes internacionais do Pacto Global, entre outros.
“O tamanho do evento deste ano, com dois dias de intensa agenda para promover o intercâmbio multilateral de ideias e contatos, é uma amostra de como o Pacto Global vem crescendo no Brasil em número de empresas participantes e de iniciativas para acelerar a adoção da Agenda 2030”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “Ainda teremos a oportunidade de lançar oficialmente, diante de agentes e influenciadores de diversas partes do planeta, o Movimento Impacto Amazônia”.
Nos dois dias do SDGs in Brazil, estão confirmadas as presenças de especialistas e personalidades, como Amy Webb (futurista norte-americana, fundadora e CEO do Future Today Institute), John Elkington (consultor britânico, precursor da sustentabilidade ambiental e social), Gavin Schmidt (climatologista britânico, modelador climático e diretor do NASA Goddard Institute for Space Studies em Nova York), Luciano Huck (apresentador da Globo), DJ Alok (presidente do Instituto Alok), Roberto Brito Mendonça (Líder Comunitário da Amazônia), a deputada federal Célia Xakriabá, DJ Eric Terena, Alcione Albanesi (empresária e filantropa), Luiza Helena Trajano (empresária), Dráuzio Varella (médico e escritor) e de Tarciana Medeiros e Francisco Lassalvia (presidenta do Banco do Brasil e vice-presidente de negócios de Atacado do BB), entre outros e outras.
O evento deste ano terá como mestre de cerimônia a jornalista e apresentadora Rafa Brites, e contará com mais uma atração, o SDGs in Brazil Videocast, com apresentação de Juliana Wallauer e Cris Bartis, apresentadoras do podcast Mamilos, que farão entrevistas com painelistas e demais convidados, retransmitidas pelos canais de mídia do Pacto Global da ONU no Brasil e de parceiros. Em salas temáticas, paralelamente às apresentações no palco central, serão expostos e debatidos assuntos sobre Direitos Humanos, Meio Ambiente, Amazônia e Governança.
A realização do SDGs in Brazil é do Pacto Global da ONU no Brasil, com apoio da Ambipar e Eletrobras, e as parcerias de Aegea, Afya, APEX, BB Americas, Brazil Climate Summit, Ernest&Young, Exame, Instituto Alana, Instituto Alok, Suvinil e United.
Confira a programação completa:
Dia 14 – Palco Central
– Apresentação do evento – Carlo Pereira (CEO do Pacto Global da ONU no Brasil) e Rachel Maia (presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil).
– Painel com Amy Webb, futurista norte-americana, autora, fundadora e CEO do Future Today Institute.
– Painel Biodiversidade, a verdadeira riqueza do Planeta – apresentado por Pedro Harthung (diretor-executivo da Alana Foundation) e Peter Houlinhan (vice-presidente de Biodiversidade na XPrize), e mediação da jornalista Maria Prata.
– Painel Floresta em pé: Como os povos originários e empreendedores podem colaborar para uma Amazônia sustentável – apresentado por Luciano Huck (Rede Globo) e Roberto Brito Mendonça (líder comunitário da Amazônia), com mediação de Maria Prata.
– Lançamento do Movimento Impacto Amazônia – apresentado por Camila Valverde (diretora de Impacto do Pacto Global da ONU no Brasil).
– Painel O Futuro é Ancestral – Música, tecnologia secreta dos Povos Indígenas – apresentado pelo DJ Alok (presidente do Instituto Alok), pela líder indígena Tashka Yawanawa, pela deputada federal Célia Xakriabá, por Tina Marie Tyler (Hip Hop for Peace) e pelo produtor musical Fernando Garibay.
– Encerramento: com Rachel Maia (presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil) e Carlo Pereira (CEO do Pacto Global da ONU no Brasil).
– Abertura da Semana do Clima – com a participação do DJ Eric Terena (um dos fundadores do coletivo Mídia Índia).
– Apresentação musical – com DJ Alok, artistas indígenas e DJ Eric Terena.
Dia 15 – Palco Central
– Abertura oficial – com Sanda Ojiambo (assistente do Secretário Geral da ONU e CEO do Pacto Global da ONU), Rachel Maia (presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil), Carlo Pereira (CEO do Pacto Global da ONU no Brasil) e Ana Lucia Villela (Co-Fundadora do Instituto Alana).
– Painel Peixes limpos, águas sujas: por que os holofotes devem se expandir das empresas e suas cadeias de suprimentos para os mercados – apresentado por John Elkington (consultor).
– Conversation Circles – A apresentadora Gabriela Prioli e as jornalistas Maju Coutinho e Maria Clara farão entrevistas com Luiza Helena Trajano (presidente da Conselho de Administração do Magazine Luíza), Peter Senge (PhD e professor sênior na Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology e presidente-fundador da Society for Organizational Learning), Alcione Albanesi (empresária e filantropa da Amigos do Bem), Luisa Palacios, Tarciana Medeiros (presidenta BB), Drauzio Varella (médico) e Shiv Khemka (empresário e filantropo indiano, conhecido por contribuições para o setor de mudanças climáticas.
– Palestra do climatologista Gavin Schmidt (diretor do instituto NASA Goddard de estudos espaciais em Nova York, foi conselheiro sênior de Clima da administração da NASA em 2021).
– Painel O entretenimento como ferramenta de transformação – apresentação do documentarista Louie Psihoyos, com moderação de Krista Kleiner (artista, criadora e rainha da beleza filipino-americana).
– Apresentação do DJ Eric Terena.
– Show de drones Projecting Change – Voices from Nature Drone Show over The East River.
Salas temáticas, com painéis e debates sobre direitos Humanos, Meio Ambiente, Amazônia e Governança acontecem paralelamente aos eventos realizados no palco central:
Sala Direitos Humanos: Gênero e Raça – Desafios e Oportunidades na jornada rumo à inclusão até 2030 e Trabalho; Saúde Mental – Tecnologia e inovação: perspectivas do futuro do trabalho e saúde mental; Gênero e Raça: o futuro do trabalho para quem?; Conhecendo Práticas Inspiradoras: uma jornada até 2030; Mercado financeiro e o futuro do trabalho: trabalho decente, crescimento
econômico e inovação.
Sala Meio ambiente: Clima e Circularidade – Economia circular e de baixo carbono: uma economia radicalmente diferente; Água e Oceano – Atuação coletiva, um novo momento para investir em água e saneamento; Ações empresariais para sustentabilidade do oceano.
Sala Amazônia: Impacto Amazônia: o uso do solo na Amazônia, produção e preservação; Floresta em pé e a importância dos povos originários; Bioeconomia na Amazônia legal e o Empreendedorismo; Lançamento: Bioeconomy Amazon Summit – 1ª Edição.
Sala Governança: Por que mobilizar a cadeia de valor é tão desafiador?Lançamento: Pacto Global passará a ser o National Host da Alliance for Integrity no Brasil; e UN Business Arena – Pacto Global da ONU Noruega.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país