Othon Maia, da AngloGold Ashanti, é o novo Diretor do Capítulo Aberje Minas Gerais
Gerente Sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti Brasil, Othon de Villefort Maia, agora também é Diretor do Capítulo Minas Gerais da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Ele começa os trabalhos no mês de fevereiro de 2021.
Sua atribuição na Aberje envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como promover um calendário de ações locais. Também terá como função coletar dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, desenvolvendo insights relevantes para a rede associativa.
Jornalista formado pela UFMG, Othon é pós-graduado em Gestão de Negócios/Marketing pela FDC e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas, além de ter finalizado o International Program in Corporate Communications, pela Syracuse University/NY e Aberje. Atualmente, cursa o Executive MBA da Fundação Dom Cabral. Em sua carreira executiva, passou anteriormente por empresas como a FCA – Fiat Chrysler América Latina e Tupy Fundição. É diretor do Instituto Minas pela Paz, instituição social ligada à FIEMG. Foi eleito um dos 10 Comunicadores do Ano pela Aberje em 2017.
Ele dá continuidade ao trabalho de Ana Gabriela Dias Cardoso, Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, que finaliza sua gestão após dois anos à frente do Capítulo. Para Ana Gabriela, esse ciclo foi uma grande oportunidade de aprendizados e reflexões importantes. “Foi um período no qual pudemos realizar debates inspiradores com líderes empresariais, profissionais de destaque em outras organizações, representantes da academia, entre outros. Tenho convicção que a presença da Aberje em Minas continuará proporcionando a todos os profissionais de comunicação empresarial uma rica troca de experiências em um momento de intensas transformações na área”, afirma.
Para Hamilton dos Santos, Diretor-Geral da Aberje, “nosso trabalho há 54 anos, em torno de um movimento associativo que traga valor para quem o integra e mesmo para a sociedade em geral, aposta em um profissional e uma área de comunicação valorados e consolidados na elaboração e na condução da estratégia do negócio, e não somente em sua difusão para públicos estratégicos”. E completa: “com as representações nos estados, também queremos buscar garantir que a consciência de relevância e a competência sobre a comunicação se alastre entre todos os setores e escalões, através de nossas mobilizações e ofertas de conteúdo e plataforma de trocas”.
Maia assume o desafio de representar institucionalmente a Aberje na proposta de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, formando uma percepção positiva da entidade e do próprio movimento associativo. “Estamos em um momento de grande mudança no mundo, no ambiente de negócios e, sem dúvida alguma, na comunicação. Sempre atuando na vanguarda das discussões, a Aberje tem agora um papel ainda mais importante de promoção da reflexão e da transformação”, ressalta Maia.
Seu plano de trabalho vai começar a ser estruturado, com ações como encontros para apresentação de cases, lançamento de livros e cursos e outras atividades de difusão de conhecimento – ainda mantendo a modalidade à distância em respeito às determinações sanitárias para minimizar o impacto da pandemia da Covid-19 no estado. Os atuais associados da Aberje em Minas Gerais são:
- ArcelorMittal
- Anglo American
- Anglogold Ashanti
- Arteris Fernão Dias
- Banco do Brasil
- Banco do Nordeste
- Banco Mercantil do Brasil
- Biosev LDC Bioenergia
- Cargill
- CNH Industrial
- Companhia Brasileira de Alumínio/CBA
- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração/CBMM
- Companhia Energética de Minas Gerais/CEMIMG
- Deloitte
- Elanco Saúde Animal
- Energisa Minas Gerais
- FCA Fiat Chrysler Automóveis
- Unimed Federação Minas
- Grupo Mosaic
- Grupo Yara
- Gerdau
- Localiza
- Novo Nordisk
- Grupo CTG
- Sonda IT
- Coca-Cola Femsa
- Suzano
- Telefônica Vivo
- TIM Celular
- Unimed BH
- Unisys
- Usiminas
- Vale
- VLI.
Também integram a base da entidade os fornecedores BH Press Comunicação, Ideia Comunicação, Partners Comunicação Pro Business, Pessoa. Agencia de Relações Públicas, The Reptrak Company e Rede Comunicação de Resultado e os espaços Centro Cultural Banco do Brasil e Casa Fiat de Cultura. Ainda estão na lista as instituições Instituto Brasileiro de Mineração/IBRAM, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais/FAEM, Fundação ArcelorMittal Brasil e Fundação Dom Cabral.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país