31 de janeiro de 2022

Oficina é a primeira empresa a promover um webinar no metaverso

Arena de Ideias debateu as inúmeras possibilidades de negócios em realidade imersiva

 

metaverso foi o tema do Arena de Ideias desta quinta-feira (27), promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento. Inovador e pioneiro, foi o primeiro webinar realizado dentro desse ambiente virtual no Brasil. Tradicionalmente apresentado no YouTube, o evento aconteceu de forma híbrida, levando os participantes para dentro do metaverso em seus momentos finais, com a presença de Neal Fleming, enterprise advisor da Virbela.

Para quem ainda não está familiarizado com o metaverso, a ideia de adotar o mundo virtual para as tarefas profissionais do dia a dia, encontrar amigos ou mesmo consumir produtos ainda pode parecer distante. Mas a plataforma já é realidade para diversas pessoas do mundo e traz inúmeras possibilidades, principalmente para as empresas – desde divulgação de marcas, onboardings, reuniões de equipes, a treinamentos e capacitações em escritórios virtuais.

Muito além do que se pode pensar em um primeiro olhar, a realidade artificial pode tornar mais humano o relacionamento remoto, prejudicado pelo avanço da Covid-19. “É curioso que esse boom de experimentação do metaverso aconteceu justamente no momento da pandemia, quando nós vivemos as maiores restrições do contato humano. O que temos visto no ambiente corporativo, que chamamos de metaverso corporativo, é a humanização. Quando mesclamos o mundo físico e o virtual, são inegáveis as novas oportunidades de comunicação que surgem”, frisou a sócia-diretora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins. A empresa é a representante oficial no Brasil da Virbela, umas das principais plataformas de metaverso do mundo.

Responsáveis por tornar a experiência dos usuários ainda mais legítima, as tecnologias imersivas são peças importantes nessa nova fase da internet. Membro fundador e diretor administrativo da XRBR, organização sem fins lucrativos com a missão de impulsionar o desenvolvimento de ferramentas de realidade estendida – VR/AR/MR – no mercado brasileiro, Alexandre Calil acredita que o metaverso é um objetivo a ser alcançado. A XRBR fechou parceria recentemente com a Oficina.

“É um nível de maturidade tecnológica e social onde a gente ainda vai chegar e que representa esse mundo 3D, virtual, de uma forma muito mais presente nas nossas vidas”, detalhou Alexandre Calil. Ele acredita que a fluidez que hoje já atribuímos à internet deve ser o futuro do metaverso. “É muito comum fazer essa comparação paralela à internet, porque ela está presente ao nosso redor e é tão constante na nossa vida, que não questionamos quais tipos de internet nós temos. Podemos dividir em velocidade, em formas de acessá-la, mas, no fundo, é uma coisa só. E o metaverso segue esse mesmo conceito de ser algo único e constante na nossa vida”, destacou.

Para a diretora de Conteúdo, Curadoria e Novos Produtos da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, Miriam Moura, ainda estamos no início dessa ambientação em relação ao metaverso. “Quanto mais a gente faz essa imersão, percebe como são infinitas as possibilidades. Ainda existe muita desinformação, um misto de estranheza e quase uma sensação de brincadeira, aquele entusiasmo de coisa nova. Mas vamos pensar nas milhares possibilidades que se abrirão para marcas, setores de saúde, cirurgias neurológicas feitas no metaverso”, ponderou. Segundo ela, existe uma previsão de que o metaverso atinja a sua maturidade em dez anos.

Onde assistir

O Arena de Ideias é o webinar quinzenal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento que traz nomes de relevância no mercado para debater assuntos em pauta na sociedade brasileira. Transmitido ao vivo, está disponível no YouTube, Spotify e Linkedin.

  • COMPARTILHAR: