O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa que está em sua 6ª edição, aponta as 100 empresas mais Responsáveis e com melhor Governança Corporativa
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/41818/Ranking-Merco-de-responsabilidade-6-edicao-470x300.jpg)
A sexta edição do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil tem duas novidades em relação à edição anterior entre as top 10 empresas, com destaque para a Coca Cola que ganhou 7 posições, alcançando a 8ª posição no ranking, e a Apple, que subindo 2 posições, chega à 9ª posição.
Nas primeiras colocações do ranking segue a Natura em 1ª e Grupo Boticário na vice-liderança, seguido pela Ambev que subiu uma posição.
A pesquisa de campo ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com 4.109 entrevistas realizadas. A metodologia inclui quatro avaliações com 11 diferentes fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam dez companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa. Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população em geral, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, representantes do governo e gestores de mídias sociais. Na etapa final, também é feita uma avaliação de mérito a partir de respostas objetivas aos indicadores de Governança Corporativa inclusas em uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires