O papel da Plataforma Comunicar para engajar, do Pacto Global em 2023
A Plataforma de ação Para Comunicar e Engajar, também chamada de PACE, é uma das mais antigas do Pacto Global (desde 2016) e atua de forma transversal às demais plataformas, abordando todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Hoje, com mais de 200 organizações e 500 participantes, seu objetivo é especialmente sensibilizar, engajar e comunicar Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para os integrantes do Pacto Global e para os seus stakeholders e criar conteúdos compartilháveis, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação do Pacto Global. Karla Prado, Head de Comunicação do Pacto Global e Gerente da Plataforma e Marcela Marques, Assistente de Comunicação, são as profissionais que acompanham o dia a dia da PACE, apoiando suas atividades e dando suporte a elas.
Em agosto de 2023, Romeu de Bruns, Gerente de Imagem Institucional da Itaipu Binacional, participante da Plataforma desde sua fundação, assumiu a coordenação dela.
Segundo Romeu, “a PACE tem um papel fundamental para o avanço da agenda da sustentabilidade. E estamos em um momento crítico, já caminhando para metade desta década decisiva, em que governos e organizações precisam demonstrar ações práticas em relação à Agenda 2030 e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Então, é um grande desafio, mas acredito que com o ambiente colaborativo e participativo que a PACE vem construindo desde sua criação, temos plenas condições de enfrentá-lo”.
As organizações que ingressam na Plataforma podem fazer parte dos grupos de trabalho da PACE. Em 2023 há a Frente de Engajamento e a Frente de Aceleração, cada qual com projetos construídos de forma colaborativa e definidos por meio de workshops realizados nas reuniões de plataforma e pesquisas com os participantes.
A FRENTE DE ENGAJAMENTO, que tem como lideranças Renata Petrocelli, da Eletrobras e Cyro Diehl, da BeCompliance acaba de ganhar mais uma participante como liderança – Natália Tamura, da Aberje, que deixa a atividade na Secretaria Executiva da Plataforma, atuante desde 2018, uma vez que a função foi internalizada pelo Pacto Global.
A partir de então, Tamura apoiará nas atividades propostas pela frente tais como desenvolver campanhas de mobilização interna, mobilizar as lideranças das empresas participantes, identificar ações a serem trabalhadas, bem como mobilizar os integrantes da Plataforma para mais comprometimento com as ações dela. Na prática, a Frente de Engajamento oferece materiais com ideias e inspirações para desenvolvimento de campanhas de mobilização interna para as temáticas relacionadas aos ODS.
Já a Frente de Aceleração, tem como Thiago Menezes, Autoridade Portuária de Santos, Clarice Kobayashi, CRA-SP e Izabella Alonso, Alonso Pistun Advocacia Empresarial e sua proposta é articular a PACE com os objetivos do Pacto Global, diagnosticar e propor planos de ação para ferramentas disponibilizadas pelo Pacto Global da ONU no Brasil (Academy, nova CoP), orientar sobre como comunicar em sustentabilidade, bem como alinhar com outras plataformas do Pacto Global sobre as ações em andamento.
A PACE do Pacto Global, também disponibiliza um blog, desde 2018, hospedado pela Aberje, espaço onde cada empresa participante pode escrever matérias sobre a comunicação para a sustentabilidade, ESG, ODS ou qualquer outro tema afim. Trata-se de um blog colaborativo, com oportunidade de visibilidade entre os membros, e os textos e seus conteúdos são de responsabilidade de cada autor.
Qualquer empresa do Pacto Global pode enviar sua proposta de matéria à PACE, pelo e-mail comunicar.engajar@pactoglobal.org.br. Seu contato será direcionado à Natália Tamura, responsável também pela gestão do blog e ela entrará em contato para informar as diretrizes da matéria e prazos de envio e publicação.
Para acessar ao blog da PACE, clique aqui.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?