22 de março de 2024

O Impulso da Creator Economy: Reflexões do 12º Encontro Aberje Minas Gerais

Participantes do encontro demonstraram a importância da tecnologia como parte integrante de processos e a necessidade do foco no elemento humano para adotar novas soluções 
Participantes do 12º Encontro Aberje Minas Gerais posam para foto no palco do auditório

 

Desde a possibilidade de fazer compras online até a popularização dos aplicativos de transporte, as pessoas buscam se conectar, se emocionar e se entreter de maneiras cada vez mais diversificadas. Foi assim que Leandro Conti, VP de Global Corporate Affairs na Hotmart, abriu sua exposição sobre “O impulso da creator economy” no 12º Encontro Aberje do Capítulo Minas Gerais, realizado na sede da Hotmart, no histórico Palácio do Rádio, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo pelo Youtube da Aberje . Com o tema “Transformação Digital e Impactos na Comunicação”, o encontro reuniu associados e comunicadores da academia e do mercado para estimular uma rede de discussões temáticas e gerar valor para os profissionais e suas organizações.Conti destacou as profundas transformações ocorridas nos últimos anos, evidenciando a evolução tecnológica que permitiu mudanças significativas no comportamento do consumidor. E o Brasil desponta entre os líderes dessa tendência, com 81% da população com acesso a internet, sendo que quase todos esses brasileiros também estão nas redes sociais. Com um Índice de Desenvolvimento Digital superior ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país também se destaca pelo uso frequente de redes sociais – a média de tempo diário brasileiro nas plataformas (3h46) é maior que a mundial (2h31). Hoje, os brasileiros se informam e pesquisam nas redes sociais 

Esse cenário estimulou a ascensão dos criadores de conteúdo, com 41% dos brasileiros seguindo influenciadores ou experts em redes sociais, um percentual 1,8 vezes superior à média do mundo. Conti explicou que a ascensão dos meios de pagamento digitais impulsionou a monetização de conteúdos e facilitou transações financeiras, com o sucesso do PIX como exemplo – no último ano, 140 milhões de brasileiros usaram o sistema. De forma gratuita (pelo menos para o consumidor) e até mesmo sem a necessidade de um banco (basta uma carteira digital), as pessoas podem fazer pagamentos online de forma instantânea.

Todo negócio digital nasce global

De acordo com Conti, enquanto parte dos influenciadores trabalha com suas próprias marcas, como afiliados ou com doações, a monetização da maioria deles (70%) vem da publicidade. Porém, essa situação apresenta dois desafios para os creators: em primeiro lugar, há uma dependência excessiva de marcas para monetização; e, em segundo, há uma vulnerabilidade às mudanças nos algoritmos das redes sociais.

O mercado de compra de produtos digitais (como cursos) a partir de influenciadores está crescendo continuamente, impulsionado por benefícios como preços mais baixos (em alguns casos) e pela facilidade de comprar e consumir o produto (por meio do celular do usuário). De acordo com Conti, o mercado dos creators cresce entre 10% e 20% ao ano, o que também representa uma oportunidade importante para os profissionais de comunicação, uma vez que o mercado de produtos digitais depende de habilidades como marketing, produção de conteúdo e copywriting. 

O uso de redes sociais abre a possibilidade da internacionalização dos negócios, o que ressalta a importância das ferramentas de pagamento e do idioma como barreiras a serem transpostas. Nesse cenário, a inteligência artificial surge como uma aliada para impulsionar a economia dos creators. Conti explicou como a Hotmart se destaca ao oferecer soluções inovadoras baseadas em IA para potencializar o sucesso dos criadores de conteúdo em escala global, com soluções para legendas e dublagem e até para estruturar a operação, com recomendações de preço e campanhas, por exemplo. Ainda, novos recursos estão continuamente em desenvolvimento.

Impacto social

Ao apresentar o projeto Hotmart Decola, com foco na inclusão e mobilidade social na área da creator economy, Flávia Bueno, Coordenadora de ESG e Responsabilidade Social da Hotmart, ressaltou o potencial de crescimento desse mercado em expansão, que já gerou mais de 300 mil postos de trabalho e movimentou mais de 30 bilhões de reais desde 2011.

Em sua palestra “Hotmart Decola, Inclusão na Creator Economy”, Bueno explicou que as desigualdades que existem na sociedade se repetem no mercado de criadores, incluindo questões raciais e de gênero, e falou sobre a importância de impulsionar o impacto social positivo por meio da força do negócio. Aproveitando o crescimento do setor, o Hotmart Decola ofereceu formação para jovens moradores de periferias em áreas ligadas à creator economy, em parceria com organizações como o Observatório de Favelas, do RJ, e o Lá da Favelinha, de BH, visando gerar emprego e renda.

Ela apresentou a edição de 2024 do Hotmart Decola e destacou a importância da representatividade para incentivar jovens periféricos a ingressar nessa área, reforçando o desafio crucial do programa de garantir a permanência dos jovens na creator economy, inclusive como uma forma de construir um legado.

Engajamento digital e cultura organizacional

Como engajar os 18 mil colaboradores da ArcelorMittal no Brasil, com cerca de 80% deles atuando em funções operacionais, ou seja, sem necessariamente ter acesso constante às redes da empresa? Maria Izabela Di Iorio Almeida, Gerente de conteúdo e comunicação com empregados da ArcelorMittal, trouxe a resposta para essa questão no case “Conecta App e a transformação na comunicação com empregados”, onde explicou como o Conecta App revolucionou a comunicação da siderúrgica com seus times.

Diante da necessidade de inclusão digital em uma empresa com times distribuídos em diversos locais, um diagnóstico envolvendo 161 pessoas mostrou que havia um desejo por uma comunicação mais empática, interativa e personalizada. Para sair das trocas de e-mails frequentes e adotar uma abordagem mais dinâmica, direta e engajadora, o Conecta App se integra às plataformas da ArcelorMittal, funcionando como canal de divulgação de informações, rede social interna, hub de serviços e centro de conteúdos diversos. 

O aplicativo busca promover o alinhamento cultural, o empoderamento dos colaboradores e a abertura para o diálogo por meio de uma comunicação mais ágil e transparente. Apesar do desafio inicial de engajar os colaboradores das áreas operacionais – devido à limitação de acesso à internet em seus locais de trabalho –, desde agosto de 2021 o número de adesões e usuários ativos no app tem crescido consistentemente. Agora, para  potencializar os bons resultados, Almeida explicou que a empresa visa ampliar o acesso dos colaboradores operacionais, aumentar o engajamento dos usuários ativos, incentivar a geração de conteúdo por influenciadores internos e envolver as lideranças no uso da plataforma como exemplo a ser seguido.

Transformação e Inovação

A adaptação contínua e a evolução constante são catalisadores da criatividade e inovação dentro das organizações, e a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse contexto – mas não um papel solo. Na apresentação do case “Do Metatarso ao ERP”, João Chequer, CMO da Oficina Consultoria, reforçou a importância do elemento humano como base de qualquer decisão envolvendo a implementação de novas tecnologias e processos. Chequer compartilhou insights sobre o processo de transformação vivenciado pelas empresas durante o período de isolamento provocado pela pandemia.

No contexto desafiador da quarentena, o CMO ressaltou a importância (e o desafio) de manter as pessoas engajadas e criar um ambiente propício à inovação, destacando que apenas fornecer ferramentas e processos não é suficiente; é crucial levar em conta o elemento humano para promover a criatividade efetivamente.

Como exemplo, Chequer falou sobre a implementação de soluções do metaverso como solução emergencial em um primeiro momento, pela necessidade de aproximar as equipes em meio ao distanciamento físico. Esse novo modelo possibilitou a realização de eventos e, no longo prazo, ressignificou o espaço físico do escritório. Chequer reforçou que a transformação digital cria a necessidade de repensar o significado do presencial, evidenciando a importância de utilizar a tecnologia como aliada na geração de resultados.

Assista ao encontro na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=LR26G2Xhmw4&t=10s

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