Nubank lança estudo sobre auxílio emergencial
Levantamento revela que o brasileiro usa o benefício para pagar contas da casa e evitar dívidas
O Nubank, maior banco digital independente do mundo, anuncia hoje o lançamento do seu primeiro estudo aberto ao público. O levantamento inédito, realizado entre 20 de abril e 29 de maio deste ano, revela que os cerca de 500 mil clientes que receberam o auxílio (ou renda básica emergencial) de R$ 600 na Conta do Nubank estão utilizando o benefício para pagar contas da casa e evitar dívidas em tempos de pandemia.
O estudo, que analisou padrões de saque, transferência, gastos com débito e crédito, aponta que há um aumento de 160% no gasto total (considerando a soma dos gastos feitos no débito, saque e pagamento de boletos) no dia em que valor do auxílio emergencial é depositado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e que, na mesma data, cerca de 25% do benefício é retirado — via saques (5%), pagamentos de boletos (16%) ou transferências via TED (36%). Após esta data, a retirada dos valores da conta ocorre de maneira gradual, evidenciando que, na prática, a renda básica emergencial está sendo usada para suprir as necessidades financeiras imediatas de forma controlada, fazendo com que o dinheiro dure por mais tempo.
Em relação ao cartão de crédito, o padrão de consumo não sofreu alteração. Como o auxílio tem data para acabar, uma hipótese levantada durante a pesquisa é a de que os beneficiários evitam se comprometer com parcelas e fazer dívidas, já que não poderão contar com essa renda no futuro. Esse comportamento é evidenciado por grande parte dos clientes do Nubank que efetuou imediatamente o pagamento da fatura do roxinho (16%) assim que recebeu o benefício. Além disso, o aumento no número de TEDs para outras titularidades é mais um forte indício de que o benefício é usado para evitar casos de inadimplência.
O intuito do Nubank com esta pesquisa era entender quem são os clientes que receberam o auxílio emergencial, diminuir a complexidade das informações relacionadas ao comportamento do beneficiário e contribuir para maior entendimento do tema mais relevante no momento relacionado à vida financeira do brasileiro, sem asteriscos.
O estudo completo do Data Nubank está disponível no blog da empresa.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática