Novo Nordisk completa 30 anos de Brasil com foco no digital e nova identidade visual
A Novo Nordisk, empresa de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros, lançou nova identidade visual global em julho, alinhada à sua crescente presença digital. A nova plataforma de marca já começa a se fazer presente neste ano nas ações da empresa no País, quando ela celebra 30 anos no Brasil.
“A autenticidade é o que nos diferencia e é assim que queremos comunicar nossos valores. Buscamos sempre colocar as pessoas em primeiro lugar e nunca suas condições”, explica Simone Tcherniakovsky, diretora de Comunicação, Public Affairs e Acesso ao Mercado da Novo Nordisk Brasil. “Entendemos que nossa comunicação deve ser distinta e simples porque é necessário reforçar uma linguagem sempre acessível e direta ao ponto. Embora a ciência por trás dos nossos produtos seja complexa, nossa comunicação não pode ser”, complementa.
Essa migração ao mundo digital, coroada com o lançamento da nova plataforma de marca, foi catalisada em 2020, em meio à pandemia da covid-19. Impossibilitada de realizar eventos presenciais, todo o planejamento de eventos e iniciativas de relacionamento com médicos, pacientes e comunidades em geral precisou ser revisto, adotando as plataformas digitais como principal canal de comunicação com os públicos da empresa.
Em junho, por exemplo, a Novo Nordisk realizou o lançamento 100% virtual de um novo tratamento para diabetes, uma insulina de ação ultrarrápida, com diversos eventos online, envolvendo médicos, jornalistas e influenciadores.
Foi realizada também uma série de webinars com médicos e pacientes, abordando as áreas terapêuticas da empresa. As transmissões foram feitas ao vivo e estão disponíveis na íntegra no canal do YouTube da empresa e nas plataformas de educação médica mantidas pela empresa.
“Investimos muito também em nossas campanhas de disease awareness Saúde Não Se Pesa, que busca levar conhecimento sobre obesidade, e Quem Vê diabetes Vê Coração, que mostra as conexões entre o diabetes e riscos cardiovasculares. Revisamos conteúdo dos websites, reforçamos a frequência de posts nas redes socais e lançamos uma série de podcasts”, exemplifica Simone. “Esforços que certamente serão continuados no futuro, quando esperamos voltar também com as ações presenciais”, reforça.
Os resultados já são colhidos: em julho, os acessos ao site da campanha Saúde Não Se Pesa, por exemplo, triplicaram em relação aos acessos do mês de março, geralmente o ápice do ano, quando se comemora o Dia Mundial da Obesidade.
Até o fim do ano, ainda outras novidades surgirão, como a reformulação completa do website da empresa, dentro de um movimento global de revisão das plataformas digitais institucionais da Novo Nordisk.
Nova identidade visual – Inspirada por princípios como autenticidade, simplicidade e distinção, a Novo Nordisk repaginou oito elementos de sua plataforma de marca, começando pelo logo, o touro Ápis, que é o símbolo da empresa desde sua fundação, em 1923. O animal representa tudo que a empresa aspira e põe em prática: coragem, força e persistência.
Em sua paleta, a Novo Nordisk continua utilizando o azul como cor primária, mas em um novo tom, batizado de True Blue. A nova identidade também incluiu novas cores secundárias com tons de verde, rosa e cinza. A tipografia também mudou. Agora, a Novo Nordisk passa a utilizar a família de fontes Apis, tanto para materiais impressos e digitais.
Para as referências visuais, a Novo Nordisk defende o uso de fotos que capturam pessoas reais, sempre identificadas. Além disso, ícones usados em ações de comunicação passaram por uma adaptação para melhor se adequarem ao ambiente digital.
Todo o conteúdo com as novidades da nova plataforma de marca está disponível no Brand Portal, manual digital e interativo exclusivo para fornecedores e parceiros da companhia em todo o mundo. Clique aqui para ver um vídeo rápido que apresenta este novo momento da Novo Nordisk.
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