Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa

A relação entre comunicação e governança corporativa nunca foi tão estratégica. Em um cenário onde a confiança é um ativo essencial e a transparência um imperativo, as organizações enfrentam o desafio de alinhar discurso e prática, construindo narrativas coerentes e engajando stakeholders de forma legítima.
Como a comunicação pode fortalecer a governança? Quais os principais desafios para conciliar narrativa, reputação e responsabilidade corporativa? Como garantir que a transparência não seja apenas um conceito, mas um pilar real da cultura organizacional?
“Comunicação e Governança – Parecer e Ser na Era da Transparência” se propõe a responder esses questionamentos. Ao longo de cinco capítulos, Vânia reúne reflexões de 18 profissionais da comunicação que abordam os desafios e as oportunidades para a construção de organizações mais éticas, transparentes e sustentáveis. A obra, lançada pela Editora Aberje, combina história, teoria e prática para analisar o papel da comunicação como um elo estratégico para fortalecer estruturas de governança.
Lançamento
O lançamento do livro vai ser realizado na quarta-feira (26), a partir das 18h30, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento é fruto de uma parceria entre a Aberje, a MBX Academy e a Pecege.
Mais informações aqui.
Roda de conversa
Para marcar o lançamento de “Comunicação e Governança – Parecer e Ser na Era da Transparência”, no dia 03 de abril, quinta-feira, a Aberje realiza uma roda de conversa com Valéria Café (IBGC), Pamela Vaiano (Itaú Unibanco) e Moacir Salzstein (Natura). Com mediação de Malu Weber (presidente do Conselho Consultivo da Aberje), o encontro ainda contará com uma apresentação de Vânia Bueno.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Sobre a autora
É especialista em comunicação empresarial e governança corporativa, com mais de 40 anos de experiência na área. Autora do livro “Comunicação e Governança: Parecer e Ser na Era da Transparência”, publicado pela Editora Aberje, é referência na conexão entre comunicação e governança como fatores estratégicos para a reputação, a liderança, a transparência e a sustentabilidade das organizações. Atua como palestrante, consultora e professora, ajudando empresas e lideranças a fortalecerem a coerência entre discurso e prática. É membro do Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil e criadora do conceito Deep Governance, uma abordagem que amplia a governança para além das estruturas formais, integrando cultura, ética e valores humanos no centro das decisões organizacionais.
Destaques
- Com apoio da Aberje, Jota lança iniciativa para promover o debate da segurança jurídica e regulatória
- Em artigo para o Poder360, membros da Aberje analisam legado da comunicação na COP30
- Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa
- Hydro associa-se à Aberje
- Com patrocínio da Petrobras, Labs de Comunicação e curso da Escola Aberje exploram temas ligados à cultura e ao esporte
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Quando a educação também faz a diferença nos processos de comunicaçãoLuis Alcubierre Comunicação Interna: fundamento estratégico e legado organizacionalLeila Gasparindo Comunicação Interna como Prova de Cuidado: segurança psicológica é também uma direção organizacionalVinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?