Novo livro de Eugênio Bucci aborda o conceito de “incerteza”
“A fluidez com que Bucci expõe essas relações enquanto nos conduz pela criação e evolução da teoria de Shannon é ímpar não apenas pelo fato em si, mas por fazê-lo suavemente, sem solavancos.” Foi o que disse Alessandro Greco – escritor, jornalista e engenheiro formado pela POLI-USP – que há mais de dez anos trabalha com estratégias de comunicação inovadoras, em resenha sobre novo livro de Eugênio Bucci.
No dia 10 de junho aconteceu em São Paulo o lançamento de “Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)”, o autor Eugênio Bucci – jornalista, professor titular da ECA-USP e membro do Conselho Consultivo da Aberje – esteve no Auditório Armando Nogueira, localizado no Pacaembu, em São Paulo, onde distribuiu autógrafos aos presentes.
Neste livro, o jornalista reflete sobre a evolução de um conceito que nos desorienta e nos desconcerta: a incerteza. Como pensamos essa ideia incômoda? Como a representamos? Como podemos lidar com o incerto que faz parte central da nossa vida?
“Trocando em miúdos (em zeros e uns), a incerteza é um bem (ou um mal) que se distribui de forma iníqua no mundo digitalizado: ela é maior, é imensa, é intransponível para os humanos que não são donos de fortunas, de grandes empresas ou do poder; ela é reduzida, bem administrada e lucrativa para os donos das companhias que valem bilhões ou trilhões de dólares e para os que comandam a máquina da política”, disse Bucci para o jornal Estado de Minas.
Em agosto de 2021, Bucci falou sobre comunicação, democracia e verdade factual no podcast FalAção, confira o episódio:
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão