23 de junho de 2023

Novo livro de Eugênio Bucci aborda o conceito de “incerteza”

O autor, jornalista, professor titular da ECA-USP e membro do Conselho Consultivo da Aberje, realizou uma sessão de autógrafos após o lançamento

A fluidez com que Bucci expõe essas relações enquanto nos conduz pela criação e evolução da teoria de Shannon é ímpar não apenas pelo fato em si, mas por fazê-lo suavemente, sem solavancos.” Foi o que disse Alessandro Greco – escritor, jornalista e engenheiro formado pela POLI-USP – que há mais de dez anos trabalha com estratégias de comunicação inovadoras, em resenha sobre novo livro de Eugênio Bucci.

No dia 10 de junho aconteceu em São Paulo o lançamento de Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)”, o autor Eugênio Bucci – jornalista, professor titular da ECA-USP e membro do Conselho Consultivo da Aberje – esteve no Auditório Armando Nogueira, localizado no Pacaembu, em São Paulo, onde distribuiu autógrafos aos presentes.

Neste livro, o jornalista reflete sobre a evolução de um conceito que nos desorienta e nos desconcerta: a incerteza. Como pensamos essa ideia incômoda? Como a representamos? Como podemos lidar com o incerto que faz parte central da nossa vida?

“Trocando em miúdos (em zeros e uns), a incerteza é um bem (ou um mal) que se distribui de forma iníqua no mundo digitalizado: ela é maior, é imensa, é intransponível para os humanos que não são donos de fortunas, de grandes empresas ou do poder; ela é reduzida, bem administrada e lucrativa para os donos das companhias que valem bilhões ou trilhões de dólares e para os que comandam a máquina da política”, disse Bucci para o jornal Estado de Minas.

Em agosto de 2021, Bucci falou sobre comunicação, democracia e verdade factual no podcast FalAção, confira o episódio:

  • COMPARTILHAR: