09 de novembro de 2021

Novembro Azul: Bayer lança site e campanha para ajudar na conscientização sobre câncer de próstata

• Site Bayer Para Homens promove conhecimento sobre saúde masculina e a importância do exame de toque como prevenção;
• Para promover o site, a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente” provoca o público masculino a encarar o desafio de cuidar da saúde;
• A campanha tem apoio do Instituto Lado a Lado pela vida, idealizador do Movimento Novembro Azul no Brasil.

 

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens? E que cerca de 75% dos casos acontecem em homens com mais de 65 anos? A idade é o principal fator de risco para a doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a saúde masculina não só durante o novembro azul, mas por todo o ano, a divisão farmacêutica da Bayer anuncia o lançamento do site “Bayer Para Homens”. O site lança a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente”, para promover conscientização e incentivar os homens a encarar os desafios de cuidar da saúde, realizando acompanhamento médico e exames de rotina. A campanha é apoiada pelo Instituto Lado a Lado pela vida.

“Nós da Bayer estamos fortemente dispostos a ajudar os homens a se cuidarem melhor. Esta população precisa se preocupar com a saúde e entender a importância da prevenção e do autocuidado. Neste sentido, o site ‘ Bayer para Homens‘ apresenta conteúdos sobre temas diversos, mas principalmente sobre o câncer de próstata. Queremos levar informação confiável e que ajude a acabar de uma vez por todas com tabus que envolvem a saúde masculina. O exame digital da próstata, popularmente conhecido como exame de toque retal, ainda é alvo de preconceito e precisamos derrubar isso”. comenta Rodolfo Ferreira, diretor da área de oncologia da divisão farmacêutica da Bayer. “A campanha ‘E ai, vai encarar? Encara de frente!’ tem foco no digital e em parcerias que fortalecem a mensagem sobre a saúde do homem. Vamos movimentar mídias digitais, veículos de comunicação tradicionais e influenciadores digitais”, completa.

Para potencializar o alcance do público, a Bayer, em parceria com o site de notícias esportivas Lance!, vem promovendo debates com personagens-símbolos do esporte nacional. Em um bate-papo descontraído, eles compartilham informações sobre carreira e a importância dos cuidados com a saúde.

A campanha também promoverá ações no Grande Prêmio, site sobre automobilismo. Vale lembrar que a ação será potencializada porque o País sediará uma etapa do maior evento de automobilismo internacional, o GP do Brasil de Fórmula 1, dia 14 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Além disso, haverá pela primeira vez uma parceria institucional entre a Bayer e a empresa de cosméticos Dr. JONES.

A estratégia é realizar ações de conscientização sobre saúde masculina. Portanto, neste novembro azul, o foco é não só o câncer de próstata, mas também estimular o público masculino a assumir a sua responsabilidade no cuidado à saúde e ajudá-lo a ter voz ativa no seu tratamento. Desta forma, o Bayer Para Homens traz conteúdos como autocuidado, alimentação saudável, saúde mental e lazer. Entre as interatividades disponíveis no site, há o Placar da Saúde. A ferramenta apresenta um quiz que estimula os usuários a encararem de frente os cuidados básicos com a saúde e bem-estar.

“Já superamos muitos tabus sobre a saúde masculina, mas acreditamos que existe um público que ainda precisa ser alcançado. Por isso, ficamos muito honrados em contar com o reforço que a campanha ‘E aí, vai encarar? Encara de Frente’ traz para nossa causa, transmitindo uma mensagem de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças. Entendemos que ‘ser homem’ hoje representa ter atitudes de autocuidado com ações de prevenção e busca por qualidade de vida”, esclareceu Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado e idealizadora da Campanha Novembro Azul, que em 2021 completa 10 anos.

Encara de Frente

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2021, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata, o que corresponde a 29,2% dos tumores no sexo masculino. O cuidado com a saúde é fundamental já que a doença é silenciosa em seu estágio inicial. O problema é que ainda há bastante preconceito envolvendo o exame digital da próstata, uma etapa importante para o diagnóstico precoce do câncer. Além da idade, outros fatores de risco para a doença incluem: raça negra, histórico familiar, estilo de vida não saudável, sobrepreso e obesidade.

A detecção da doença em seu estágio inicial vem acompanhado de chances de cura na casa dos 90% se tratado de forma adequada. Especialistas alertam sobre a importância de procurar um urologista a partir dos 45-50 anos de idade e discutir a melhor estratégia para prevenção para cada paciente. Em caso de diagnóstico confirmado, a escolha do tratamento deve ser realizada de forma individualizada pelo profissional que acompanha o caso. E é importante que o paciente tenha um papel ativo neste processo decisório, manifestando seus objetivos de vida, encarando eventuais dificuldades ao longo do seu tratamento e buscando opções que impactem menos a sua qualidade de vida. A Bayer investe em inovação com foco não só em tratar o câncer, mas também em preservar a qualidade de vida.

 

  • COMPARTILHAR: