Novelis evidencia o valor da diversidade
Partindo da premissa que todas as pessoas querem e merecem ser protagonistas da sua história, é preciso assegurar oportunidades iguais a todos, garantindo o cumprimento dos direitos humanos como igualdade e respeito. Na Novelis, empresa associada da Aberje, profissionais de diferentes gêneros, crenças, etnias e orientações sexuais somam suas visões, opiniões e experiências a um ambiente multicultural que estimula a busca pelas melhores soluções.
De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, as empresas que têm um ambiente com diversidade de gênero apresentam performance financeira, em média, 15% superior e, as que possuem diversidade de etnia, um desempenho 35% melhor. “Como pessoas temos muito a dividir e a aprender uns com os outros. Um ambiente diverso torna o nosso local de trabalho mais inclusivo e a Novelis cada vez mais atual e competitiva, capaz de conversar com todos os públicos, em todas as situações.” Tadeu Nardocci, presidente da Novelis América do Sul
Globalmente, o tema diversidade tem sido pauta de discussões e iniciativas na empresa. Um grupo de líderes reuniu-se, recentemente, na sede em Atlanta, para debater o cenário atual de diversidade e quais serão os planos futuros. Glaucia Teixeira, vice-presidente de RH, e Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais, representaram a NSA neste fórum. Para estimular um ambiente diverso, que inspira, atrai e capacita profissionais para gerar resultados de alto nível, foi elaborado um plano de ação, com foco na diversidade de gênero, para os próximos 2 anos.
MULHERES – As mulheres estão estabelecendo o seu espaço no mercado de trabalho, e na Novelis o cenário não é diferente. Elas ocupam diversos cargos nas áreas administrativas e marcam presença também na área operacional, antes considerada um território exclusivamente masculino.
Na área de Acabamento, a equipe de Laminação a Frio de Pinda conta com um time de seis profissionais mulheres. “Quando entrei na equipe, senti um certo receio no início, mas trabalhei muito para provar que ali era o meu lugar e superar as expectativas. Para as outras mulheres, aconselho que se arrisquem quando surgir uma oportunidade, pois só assim venceremos obstáculos e preconceitos”, lembra a a operadora de fornos, Patrícia Moreira. “Todos têm a mesma responsabilidade na equipe, mas, em algumas atividades, as mulheres demonstram mais tato, habilidade e cuidado para uma boa execução. Temos grandes profissionais na Novelis, com alto nível de competência, e elas vem demonstrando com sua postura um valor ainda maior nas suas entregas e ocupando um espaço cada vez mais relevante dentro das nossas operações”, manifesta José Djalma dos Santos, gerente de Manufatura.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?