14 de setembro de 2021

Nova fase de campanha da Novo Nordisk traz chefs renomados para alerta sobre diabetes e doenças cardiovasculares

“Quem Vê Diabetes Vê Coração” apresenta série de receitas com os chefs Claude Troisgros, Éric Jacquin e Tatiana Romano que ajudam no controle do diabetes e protegem o coração

Embora seja mais associado a complicações como cegueira e amputações, o diabetes, doença que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros1, está mais perto do coração do que se imagina. Por mais que outras complicações venham mais à mente, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% de todas as mortes de pessoas com diabetes no mundo2. Mudar esse cenário e proteger o coração de quem tem diabetes é uma questão urgente e multifatorial, que passa por acesso à informação, prevenção, tratamento adequado e até mesmo pelo prato.

Foi esse o ponto de partida para a nova fase da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração”, iniciativa da empresa global de saúde Novo Nordisk. Produzida pela agência Triunfo Sudler Brasil, a campanha, lançada em 2019, ainda conta com parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e outras sociedades médicas e associações de pacientes.

Sob o mote “Receitas do Coração”, ela trará materiais gratuitos mostrando como é possível comer bem cuidando da saúde. Além da consultoria de nutricionistas e médicos, as panelas serão pilotadas por um time de estrelas: os chefs Érick Jacquin, Claude Troisgros e Tatiana Romano, do site Panelaterapia.

De acordo com Simone Tcherniakovsky, diretora de acesso, relações institucionais e comunicação da Novo Nordisk, a decisão de um enfoque maior na questão da alimentação aconteceu após um mapeamento dos interesses dos seguidores nas redes sociais. “Durante os últimos dois anos de campanha, passamos por diferentes temas com nossas ações. Em todos esses momentos, sempre vimos interesse e engajamento muito grandes quando o assunto era alimentação. Mais do que isso, também sabemos que o prato é um ponto de partida importante para as transformações necessárias para uma vida plena com o diabetes, uma doença crônica cujo tratamento deve ser mantido por toda a vida”, explica.

Ela ainda conta que a escolha de trazer os chefs foi para mostrar que é possível comer bem e seguir as recomendações de médicos e nutricionistas, ao utilizar ingredientes saudáveis e com receitas equilibradas para proteger o coração. Além disso, como o diagnóstico e o tratamento do diabetes raramente são solitários, a alimentação também serve como uma das mudanças mais imediatas e necessárias em toda a dinâmica familiar em torno de quem tem diabetes, idealmente ocorrendo com suporte do marido, da mulher, dos filhos e demais parentes.

E essa é uma mudança mais do que necessária. De acordo com o primeiro estudo global realizado para analisar a prevalência, a percepção e o tratamento dos fatores de risco cardiovascular no diabetes tipo 2, um terço de todas as pessoas com diabetes tipo 2 no mundo tem alguma doença cardiovascular estabelecida³. No Brasil, é ainda pior: quatro, em cada 10 pessoas com diabetes, possuem doenças cardiovasculares³. Batizado de CAPTURE, o levantamento ainda mostrou que 90% das pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida tem aterosclerose, formação de placas de gordura e outras substâncias nas paredes das artérias, cujo avanço desenfreado pode comprometer o fluxo sanguíneo, desencadeando consequências graves, como infarto cardíaco e derrame cerebral. Mais do que isso, apenas 20% das pessoas com diabetes utilizam medicações para controle da glicemia que também protegem o coração3.

“A campanha ‘Quem Vê Diabetes Vê Coração’ é uma das nossas respostas para esse cenário, pensada para educar e ajudar a mudar a realidade das pessoas com diabetes e doenças cardiovasculares no Brasil a partir do acesso a informações qualificadas. Agora, com a nova fase da campanha, adicionamos às fontes médicas e científica, receitas que além de deliciosas vão ajudar essas pessoas a viverem mais e melhor”, finaliza Simone.

As duas primeiras receitas já estão disponíveis no canal da campanha no Youtube. Acesse AQUI.

Informação como remédio

Realizada desde 2019, a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre diabetes e doenças cardiovasculares, utilizando a informação como ponto de partida para mudar essa realidade. No segundo semestre de 2021, uma série de iniciativas vão lançar luz sobre o tema da alimentação. Diversos profissionais da cozinha convidados produzirão vídeos para os canais da campanha com receitas, que vão das mais simples às mais refinadas, tendo em comum o cuidado com ingredientes e temperos para não esquecer do diabetes e do coração. Como suporte, muitos outros conteúdos com informações sobre prevenção e manejo do diabetes serão produzidos e divulgados gratuitamente nas redes sociais e no site https://www.quemvediabetesvecoracao.com.br

  • COMPARTILHAR: