Nota de falecimento: José Marques de Melo
Faleceu hoje, dia 20 de junho, aos 75 anos, o jornalista José Marques de Melo, professor da Universidade Metodista de São Paulo e presidente de honra do Conselho da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o qual foi idealizador e um dos fundadores. “É uma triste perda para a Comunicação. Em sua trajetória, o professor José Marques contribuiu de forma ímpar para o desenvolvimento da pesquisa e o fortalecimento do nosso campo de estudo”, afirmou Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
Nascido em Alagoas, José Marques de Melo foi professor, pesquisador científico e consultor acadêmico. Obteve os títulos de bacharel em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco, 1964), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal de Pernambuco, 1965) e pós-graduado em Ciências da Informação Coletiva (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Quito, Equador, 1966). Além disso, foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por universidade brasileira (1973).
O Portal Metodista publicou sua biografia no link.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa