No REPCOM 2024, FSB Holding e líderes discutiram o futuro da reputação
A FSB Holding, reconhecida como o maior e mais completo ecossistema de gestão de reputação da América Latina, realizou no dia 31 de outubro, das 9h às 17h, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o REPCOM 2024. Foi o maior evento da América Latina dedicado à reputação, reunindo 800 líderes empresariais, consultores e formadores de opinião para debater o futuro da comunicação e o valor estratégico e fundamental da reputação nos negócios.
“Reputação é sobre como somos percebidos e as narrativas são a força motriz por trás de uma boa reputação. Em tempos de crise, a agilidade e a transparência na comunicação são essenciais. Consumidores, investidores e a sociedade estão mais vigilantes, esperando que as empresas sejam responsáveis, éticas e consistentes. Cabe a nós, não apenas só proteger, mas também ajudar nossos clientes a elevar as suas histórias para um patamar de confiança e valor.”, disse Marcos Trindade, CEO da FSB Holding, durante o evento.
Primeiro encontro próprio organizado sobre o tema pela FSB Holding, o REPCOM teve uma programação ampla, com painéis sobre os principais temas que envolvem a reputação empresarial liderados por especialistas renomados. Entre os destaques, a participação do jornalista americano Charles Duhigg, vencedor do Prêmio Pulitzer e autor do best-seller “O Poder do Hábito” (2012), com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo. Duhigg, que acaba de lançar seu novo livro, “Supercomunicadores”, veio ao Brasil a convite da FSB Holding especialmente para o evento.
Reconhecido por sua expertise em comunicação e comportamento humano, o escritor — que já foi repórter investigativo no The New York Times — agora se dedica a estudar a comunicação, tema de seu mais recente livro. No REPCOM, falou sobre “a ciência por trás da Supercomunicação”, dando dicas valiosas sobre como usar as ferramentas certas para uma boa comunicação com qualquer pessoa, seja no ambiente profissional ou pessoal.
“Todo mundo pode ser um super comunicador desde que aprenda os skills certos e entenda qual a necessidade da pessoa: se ela quer ser ajudada, abraçada ou ouvida. Assim como uma pessoa, uma marca ou empresa também podem ser uma super comunicadora”, comentou Duhigg durante a palestra. “Reputação é um sentimento e esse sentimento impacta diretamente a reputação. Por isso, as vezes temos que mudar a abordagem que temos com o consumidor final ou cliente para que tenhamos um resultado mais efetivo em termos de reputação”, completou.
Outros painéis que foram parte da programação são: “Autenticidade em Foco: Como a Creator Economy impacta nos ativos reputacionais”, com a participação de Kondzilla, Tik Tok e TV Cazé; “Provocando mudanças: a liderança que redefine reputações”, com Roberto Saloutti, CEO do BTG Pactual, e Marcela Rocha, diretora-executiva de Assuntos Corporativos da JBS; “A revolução da nova mídia: a conquista da relevância”, que terá dentre os painelistas Cris Bartis (Mamilos), Carlos Sambrana (NeoFeed), Erick Bretas (Estadão), Fernando Rodrigues (Poder360); “IA e o novo jogo da reputação: um desafio de sociedade”, com Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company; Maira Habimoradi, CEO do Inteli; César Gon, CEO da CI&T, e Rodrigo Helcer, cofundador do Stilingue; e “Reputação: o valor (in)visível que move negócios”, que contará com a os empresários André Esteves (BTG), Rubens Menin (CNN, Inter, MRV) e Rubens Ometto (Cosan).
“No momento de tantas transformações, precisamos nos agarrar em uma palavra que tem um significado universal: ética, que é a responsabilidade com o outro e com a sociedade que a gente vive. Hoje em dia estamos vivendo com muito medo, muita desconfiança e onde tudo acontece muito rápido. Isso é insustentável e faz parte da responsabilidade das mídias continuar tentando manter o tecido social vivo. Então, o que a gente precisa é de mais responsabilidade das mídias, das marcas, das pessoas que constroem reputação.”, afirmou Cris Bartis, Cofundadora da plataforma Mamilos.
Mais do que um evento, o REPCOM passa a ser uma plataforma de conteúdos sobre reputação da FSB Holding. “Nosso intuito é promover e liderar conversas sobre a importância da gestão da reputação a partir de pesquisas, estudos, artigos, conversas, novos eventos. Tudo com o objetivo de ajudar executivos, marcas e empresas a criar, gerir e proteger sua reputação junto aos mais diversos públicos”, reforça Marcelo Tokarski, CEO da Nexus e head do REPCOM. “Estamos trazendo para o mercado o que fazemos de melhor na FSB Holding.”
Destaques
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov