Neoenergia e UNICEF se unem para apoiar redes públicas de ensino e fortalecer currículos com foco em mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos
A Neoenergia assinou nesta sexta-feira (12/5) uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para apoiar ações de educação e de meio ambiente em escolas públicas da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. A companhia vai doar ao Fundo cerca de R$ 4,5 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa, com foco no aprendizado sobre mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos, vai promover a formação de 4 mil professores e beneficiar cerca de 120 mil alunos, em 500 unidades de ensino das regiões envolvidas.
A parceria tem duração de três anos. Ao longo desse período, serão desenvolvidos materiais pedagógicos e estratégias de formação continuada dos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental; atividades de sistematização e compartilhamento de boas práticas. O projeto se concentra na agenda socioambiental e está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as questões relativas às mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos.
As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pela Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13), sobre tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
A assinatura da parceria foi realizada, na sede da companhia, no Rio de Janeiro. Pela Neoenergia, estiveram presentes o CEO Eduardo Capelastegui; a diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade, Solange Ribeiro; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, João Paulo Neves Baptista Rodrigues; e a superintendente de Eficiência Energética, Ana Mascarenhas. Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.
“Acreditamos que iniciativas educativas ajudam a conscientizar a sociedade sobre a importância do uso eficiente da energia e mudanças climáticas. Temos o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas ao mesmo tempo em que contribuímos para o desenvolvimento sustentável do planeta. A parceria com o UNICEF nos permite chegar até esses jovens, conscientizando sobre esse processo e criando alternativas sustentáveis que podem ser replicadas nas comunidades onde vivem”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
“Educar crianças, adolescentes e jovens para o século 21 passa, necessariamente, por falar sobre mudanças climáticas. Como sociedade, temos de repensar a escola e ter currículos e aprendizados concretos sobre como mudar e preservar o planeta para essa e para as próximas décadas e gerações. Por isso nossa alegria com essa parceria”, afirmou Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
A parceria entre Neoenergia e UNICEF existe desde 2014 por meio de investimentos em projetos. Entre 2014 e 2016, a companhia doou R$ 1 milhão para desenvolver ações nas áreas de atuação da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Pernambuco (PE). Foram 375 municípios beneficiados por meio da formação de 1.767 multiplicadores dos conceitos de uso sustentável, eficiente e seguro de energia elétrica.
Em 2015, o UNICEF realizou por 50 dias a mostra “Ilumanidade: luz para cada vida, luz para toda vida”, que recebeu a visita de 10.433 pessoas em quatro capitais brasileiras: Salvador, Recife, Natal e Rio de Janeiro. As três distribuidoras do Nordeste doaram R$ 397 mil reais para a execução do projeto. Outra exposição, “Vida em Jogo”, retratou em 2016 a dificuldade dos estudantes para chegar à escola no semiárido. Neoenergia Coelba e Neoenergia Pernambuco fizeram uma doação conjunta de R$ 284 mil.
Entre 2017 e 2022 foram arrecadados nas contas de energia o total de R$ 7,7 milhões, que apoiaram projetos em 15 municípios pernambucanos, envolvendo 385 escolas com a capacitação de 3.495 profissionais e 70 mil alunos beneficiados, na melhoria da qualidade da educação básica.
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