Neoenergia amplia presença de mulheres eletricistas e em cargos de liderança
A Neoenergia reforça o compromisso de contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, sobre Igualdade de Gênero, incluindo a participação feminina entre suas metas ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança). A companhia vem registrando avanços, e alcançou em 2022 um crescimento de mais de 30% de mulheres eletricistas no quadro de colaboradores. Entre as posições de liderança, dados do ano passado mostram que elas ocupam cerca de 28,8% dos cargos.
“Comemorar o Dia Internacional da Mulher com números significativos mostra como a Neoenergia estimula a participação feminina na sociedade e no mercado de trabalho. Acreditamos na promoção do desenvolvimento profissional e temos investido em ações de empoderamento, afirmando a Neoenergia como uma organização que valoriza a diversidade e pratica a inclusão. Para isso, temos atuado na formação mulheres eletricistas e reforçando nosso foco na identificação de futuras líderes”, afirma Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia.
O aumento na contratação de mulheres para as áreas operacionais é resultado da iniciativa Escola de Eletricistas, que oferece capacitação e qualificação profissional gratuita para moradores das localidades de atuação da companhia. Ao todo, 230 mulheres foram formadas em 2022, das quais 80 contratadas no ano passado.
A Neoenergia se tornou desde 2019 a primeira empresa do segmento no país a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas para o público feminino. Ao concluírem os estudos, as novas profissionais podem ser contratadas pelas distribuidoras do grupo ou ingressar no mercado de trabalho do setor. A iniciativa é reconhecida como exemplo global dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas. Desde 2022, a companhia é signatária dos Princípios, reforçando o compromisso com a equidade de gênero.
No início de 2023, o estímulo à formação e admissão de mulheres foi potencializado e a Neoenergia Brasília inaugurou mais uma unidade da Escola de Eletricistas e disponibilizou a primeira turma exclusiva para o público feminino da distribuidora. Na ocasião, a concessionária também assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Mulher (SMDF) para aderir ao projeto da Rede Sou Mais Mulher, que promove os direitos das mulheres e o enfrentamento a todos os tipos de violência de gênero.
Liderança feminina
A Neoenergia se destaca ainda pelo percentual de mulheres na liderança, que desenvolvem ações em prol do bem-estar social apoiando instituições que têm impacto na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade a fim de trazer caminhos como o empreendedorismo para despertar o empoderamento e transformar a realidade.
Solange Ribeiro, vice-presidente Regulação, Institucional e Sustentabilidade da companhia, é uma das seis mulheres líderes empresariais destacadas pelo International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para o setor privado, como exemplo de atuação para o enfrentamento dos desafios climáticos. Além do seu papel na Neoenergia e no setor elétrico brasileiro, atua como vice-presidente no Conselho do Pacto Global da ONU. Em 2022, quatro executivas do grupo foram indicadas ao “Sim, elas existem”, projeto criado em 2018 que mapeia mulheres em cargos executivos do setor de energia com o objetivo de pautar o discurso sobre diversidade e inclusão de gênero no setor de forma positiva – além de Solange Ribeiro, Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis; Thaisa Alcoforado, superintendente de Desenvolvimento de Negócios Renováveis; e Claudia Suanno, superintendente de Regulação.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?