20 de abril de 2021

Natura lança posicionamento institucional para reforçar compromisso social no enfrentamento à pandemia

Lançado com filme na TV, posicionamento aposta no poder do cuidado e do acolhimento para mitigar os impactos negativos da crise desatada pela Covid-19 e amplia ações da empresa para barrar o contágio, cuidar das pessoas e manter a economia circulando.

Lançado com filme na TV, posicionamento aposta no poder do cuidado e do acolhimento para mitigar os impactos negativos da crise desatada pela Covid-19 e amplia ações da empresa para barrar o contágio, cuidar das pessoas e manter a economia circulando.

 Após um ano de pandemia, o que podemos fazer pelo mundo agora? Essa é a reflexão proposta pelo novo filme da Natura, parte do posicionamento que renova a responsabilidade corporativa e afetiva da empresa com a sociedade para mitigar os impactos negativos da pandemia da Covid-19. Recentemente, o grupo Natura &Co, do qual a Natura faz parte, ao lado de Avon The Body Shop e Aesop, anunciou R$30 milhões em doações à saúde pública, comunidades fornecedoras, consultoras e revendedoras das marcas Natura e Avon no Brasil e na América Latina.

Criado pela agência Africa, o filme “Cada Pessoa Importa“, que estreou no intervalo do programa Fantástico, neste domingo (11), nos relembra da importância de não nos anestesiarmos diante da realidade tão dura que estamos vivendo. É necessário que nos reconectemos com a nossa humanidade, parando para sentir, para que não deixemos jamais de nos importar, entendendo também o poder da mobilização coletiva em um momento em que cada escolha pode afetar a vida de alguém. Além da TV, o filme será veiculado nos canais da Natura em conjunto com peças digitais que reforçam as medidas tomadas para barrar o contágio, cuidar da sua rede de relações e manter a economia circulando.

O movimento inclui ainda uma página que concentra informações sobre as iniciativas da Natura e indica à população formas de se engajar no enfrentamento à pandemia, como, por exemplo, apoio a associações e projetos idôneos na linha de frente no combate ao coronavírus que recebem doações de pessoa física.

Uma das crenças da Natura é que a vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só e tudo é interdependente, o que ficou ainda mais nítido com a chegada da pandemia. É necessária a mobilização coletiva por parte da iniciativa privada, setor público e sociedade civil para alcançarmos a universalização da vacinação, condições básicas de atendimento médico e segurança alimentar. Sem isso, aprofundaremos ainda mais o abismo social que existe no Brasil”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura. “Em um momento em que todos sentimos tanta preocupação e fragilidade, queremos reafirmar o nosso compromisso com a sociedade. Cuidar de si e do outro é entender que cada escolha que é feita pode afetar a vida de alguém. Nosso desejo é inspirar as pessoas a acreditarem na força da esperança e da ação individual e coletiva para seguirmos adiante e, desta maneira, mostrarmos a força da nossa humanidade“, conclui.

Nesse momento tão crítico que estamos vivendo, tudo o que não podemos fazer é nos anestesiar. Ao nos importarmos e ao cuidarmos uns dos outros, estamos sim fazendo algo pelo mundo. E essa é a principal mensagem que estamos trazendo“, diz Sophie Schonburg, diretora executiva de Criação da Africa.

Ações de enfrentamento à pandemia

Desde o início da pandemia, o grupo Natura &Co adotou uma série de ações imediatas para cumprir três compromissos: barrar o contágio, cuidar das pessoas e manter a economia circulando. Para isso, inicialmente, fez doações de milhões de unidades de sabonetes e álcool gel para frear o contágio e a transmissão, redirecionou as linhas de produção para fabricar itens de higiene pessoal, e repassou recursos financeiros para organizações como a Cruz Vermelha e União BR a fim de ajudar a mitigar a crise no país com a compra de insumos hospitalares como máscaras e miniusinas de oxigênio.

Para reduzir os impactos negativos na renda das consultoras, acelerou o uso de ferramentas digitais, estendeu os prazos para pagamento de boletos de consultoras Natura e revendedoras Avon, e lançou um fundo emergencial de apoio às pessoas de sua rede que estão em situação de vulnerabilidade social, incluindo a oferta de serviços de telemedicina e atendimento psicológico. A Natura acelerou seu modelo de social selling, baseado nas redes sociais, permitindo às consultoras ampliar suas vendas para públicos e geografias diferentes, e aperfeiçoou suas soluções digitais, como a Revista Digital Interativa – que pode ser compartilhada por whatsapp e recebe pedidos pela mesma plataforma – assim como a ferramenta Minha Divulgação, que possibilita que a consultora personalize anúncios para suas redes sociais.

As medidas também incluíram orientação às Empresárias de Beleza, que administram as franquias Aqui Tem Natura, sobre como cumprir com os decretos de fechamento do comércio de suas cidades e estados e a adotar todas as medidas de higienização necessárias. Para que as lojas seguissem operando em acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades, a Natura adotou o sistema de delivery e drive-thru no varejo.

Ainda no ano passado, com o aumento das denúncias de casos de violência de gênero após a adoção de isolamento social, todas as marcas do grupo Natura &Co aderiram à campanha #IsoladasSimSozinhasNão, movimento de enfrentamento à violência doméstica. Protocolos locais de apoio às colaboradoras em situação de violência do grupo foram ampliados para todas as empresas de Natura &Co na América Latina. Com uma abordagem interseccional, a política regional inclui processos educativos para aumentar o reconhecimento das formas de violência vivenciadas pelas mulheres e ferramentas de conscientização. Também estão previstos procedimentos de acolhimento e acompanhamento integral de colaboradoras que se encontrem em situação de violência com o apoio de equipes multidisciplinares.

Em março deste ano, com o agravamento da crise, o grupo decidiu intensificar seu compromisso social no combate à pandemia com a doação de R$30 milhões à saúde pública, comunidades fornecedoras, consultoras e revendedoras das marcas Natura e Avon. O valor inclui a destinação de R$ 4 milhões para o Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que já conta com a adesão de mais de 1,8 mil municípios para acelerar a imunização da população, em complemento aos contratos firmados pelo governo federal no âmbito do Plano Nacional de Imunização. O valor será destinado à compra de insumos hospitalares e vacinas contra a Covid-19.

No início de abril, Natura &Co América Latina se uniu a outras 11 empresas para viabilizar a doação de mais de 5 mil concentradores de oxigênio para contribuir com o tratamento de pacientes com Covid-19. Os aparelhos serão entregues ao Ministério da Saúde, que ficará responsável pela distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS). Espera-se que os mais de 5 mil concentradores atendam, em média, 10 mil a 20 mil pacientes por mês.

Para cuidar de seus colaboradores, além da adoção do trabalho remoto desde o início da pandemia, a Natura reforçou medidas de bem-estar, como a concessão de licenças remuneradas com o propósito de assegurar que todos possam cuidar de sua saúde e de sua família em situações delicadas; priorização de atividades para reduzir a carga de trabalho das equipes e manter foco no que é essencial, e a criação de “Brigadas Covid-19” composta por colaboradores e terceiros em fábricas e Centros de Distribuição para fortalecer as inspeções de barreiras físicas, distanciamento social, higiene e limpeza. A empresa também disponibiliza ferramentas de bem-estar, como os programas de saúde física e mental, assim como serviços de telemedicina e atendimento psicológico 24 horas por dia.

 

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