Na Ordem do Dia aborda o papel do diálogo na democracia em seu segundo episódio
Segunda temporada tem como tema central “As Formas do Diálogo” e conta com quatro episódios ao todo
O segundo episódio da nova temporada do programa Na Ordem do Dia, traz como tema o Papel do Diálogo na Democracia. Participam deste episódio o professor da USP Pedro Paulo Pimenta, também curador desta série de podcasts, a professora da Unicamp Yara Fateschi e a professora da Universidade Federal do ABC, Maria Cecília Gomes dos Reis. Esta segunda temporada tem como tema central “As Formas do Diálogo” e conta com quatro episódios ao todo, sempre às quartas-feiras.
A maneira como nos comunicamos nas plataformas digitais nos torna cada vez mais fechados para as discordâncias. Quem explica é Pedro Pimenta: “hoje se dialoga menos do que antes. O que atrapalha demais o diálogo são as plataformas eletrônicas e as redes sociais, lugares onde a voz se perde e a imagem reina soberana. Comparada com a palavra, a imagem é um meio ruim de comunicação e ainda temos uma palavra escrita silenciosa sem nuance, comentários descuidados em Twitter, em Facebook transformando a linguagem em unidimensional, sem diálogo”.
“Talvez o nosso maior inimigo seja o fato de que são espaços muito protegidos”, complementa Yara Fateschi. “Na maior parte do tempo estamos na rede dentro de uma bolha que a gente escolhe. Podemos fazer uma vida toda protegida de dificuldades, de problemas, de diferenças, de outros. A longo prazo, isso me parece tenebroso, porque o único modo de aprendermos a conviver com o outro é convivendo”, explica.
Cada vez mais resistentes às discordâncias, o ser humano está mais preparado para espalhar mensagens do que para escutar e refletir e a nossa escolha de palavras costuma espelhar essa atitude. “Se aprende a dialogar na hora em que nós aprendemos que ser prolixo e dogmático empobrece a nós mesmos”, analisa Maria Cecília Gomes dos Reis. “Falar de maneira tão assertiva aquilo que pensa esteja ligado a nossa estrutura psicológica mais primitiva. Talvez a gente não tenha uma cultura democrática suficiente para poder conviver com as diferenças”, salienta.
O podcast é idealizado pelo diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos. Com produção, direção e roteiro de André Felipe de Medeiros, locução de Natália Sousa, edição de Nik Silva, trilha sonora do Cientista Perdido e produção executiva de Andre Nakasone.
Projeto multimídia
O Na Ordem do Dia é um projeto multimídia, que surgiu em 2019 para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. O programa já tratou sobre liberalismo, e, no contexto da pandemia, discutiu direitos individuais e instituições científicas, e contou com a participação dos professores Renato Janine Ribeiro e Pedro Paulo Pimenta.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?