Museu do Futebol lança processo seletivo para Oficina de Crônicas Esportivas, com Milly Lacombe
O Museu do Futebol abriu, nesta terça-feira (5), o processo seletivo para a Oficina de Crônicas Esportivas com a jornalista Milly Lacombe que vai selecionar 20 pessoas de qualquer parte do Brasil que tenham interesse em desenvolver a escrita desse gênero literário e jornalístico tão ligado à história e à prática do futebol no Brasil. A oficina será gratuita e servirá como preparação para o Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, que este ano conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC). O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O objetivo da oficina é capacitar as pessoas inscritas para a redação de textos na modalidade crônica esportiva de forma que, ao fim das aulas, cada participante tenha uma obra elegível para participar do 3º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, a ser lançado em breve.
A oficina consiste na realização de três aulas sobre crônicas esportivas a serem ministradas pela jornalista Milly Lacombe na modalidade remota, em plataforma a ser disponibilizada pelo Museu do Futebol. Podem participar do processo seletivo simplificado pessoas escritoras, profissionais, amadoras, estudantes ou quaisquer pessoas interessadas. Menores de idade também podem participar, desde que apresentada a autorização dos pais ou responsáveis.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio digital, através do preenchimento do formulário e do upload dos arquivos.
Neste link a pessoa interessada vai inserir informações pessoais e de contato, escrever um parágrafo sobre ela mesma: atividades profissionais e/ou estudantis e interesses pessoais, mais um parágrafo de texto sobre a relação da pessoa com a escrita. Por último, um resumo do que a pessoa espera atingir participando da oficina.
Milly Lacombe, trabalhou internacionalmente para a Folha de S. Paulo cobrindo cinema a partir de Los Angeles, na Califórnia, foi editora de comportamento da Revista Marie Claire e diretora de redação da Revista Tpm, onde mantém uma coluna mensal. Atuou como comentarista nos canais SporTV e Record, comentando jogos da Liga dos Campeões da Europa, e foi gerente de conteúdo esportivo do Portal Terra. Atualmente, é colunista do UOL Esporte e redatora dos programas Bem Juntinhos e Tempero de Família, ambos do GNT. Autora de cinco livros, entre eles o romance autobiográfico O Ano em que Morri em Nova York.
Cronograma de aulas:
A palestra de abertura será realizada de maneira híbrida, com o evento presencial no auditório do Museu do Futebol. A pessoa selecionada é livre para comparecer presencialmente ao evento ou participar on-line, via link do YouTube.
13 de abril (sábado) 10h às 12h Formato Híbrido |
Aula aberta com Milly Lacombe no auditório do Museu do Futebol (transmissão pelo YouTube do Museu do Futebol) |
22 de abril (segunda-feira)
19h às 21h |
Aula 1: Leitura de uma ou duas crônicas clássicas com observações e características do gênero. Exercício(s) e leitura com comentários. |
29 de abril (segunda-feira)
19h às 21h
|
Aula 2: Leitura de uma ou duas crônicas com observações e dicas práticas de como se entregar ao gênero. Exercício e leitura com comentários. |
6 de maio (segunda-feira) 19h às 21h On-line
|
Aula 3: Leitura de uma crônica com observações. Consolidado das dicas. Exercício e leitura. |
Serviço:
Processo Seletivo para Oficinas de Crônicas com a jornalista Milly Lacombe
Inscrições: 05 a 24 de março
Vagas: 20
Resultado final: até 28 de março
Clique aqui e confira o edital completo
Preencha formulário de inscrição, clicando aqui
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país