Museu do Futebol e SISEM oferecem curso gratuito sobre captação de recursos em instituições culturais
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/80041/2TWITTER-470x300.jpg)
Oficina apresentada pela área de Desenvolvimento Institucional será realizada no dia 29 de novembro (segunda), às 10h, com transmissão pelo YouTube
Estão abertas até sexta (26) as inscrições para o curso Captação de Recursos no Museu do Futebol, que tem como objetivo apresentar a gestores de museus do interior e do litoral de São Paulo a área de Desenvolvimento Institucional do IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O curso, feito em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), será realizado no dia 29 de novembro (segunda), das 10h às 11h30, com transmissão pelo YouTube. A apresentação será conduzida pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Carolina Bianchi, ao lado de Beatriz Aoki, Ariana Marassi e Luana Cavalcanti, que também integram o núcleo e darão noções básicas para a estruturação de área de captação de recursos e parcerias.
Entre os temas a serem abordados estão o modelo de gestão por Organização Social de Cultura; estabelecimento de patrocínios, parcerias e clientes para locação de espaços e/ou ativações no museu; leis de incentivo e editais; apresentações e propostas comerciais; gestão do relacionamento com patrocinadores e parceiros; prestação de contas e entrega de contrapartidas. Haverá emissão de certificado aos participantes.
Inscrições pela plataforma do Sympla: https://bit.ly/3FBjWBx.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires