Multinacional alemã Henkel inova processo seletivo com games e realidade virtual
A Henkel, associada da Aberje, inova em seu processo seletivo do programa de estágio com a gamificação para analisar habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisão, agilidade, introversão e extroversão, dos universitários inscritos. Os candidatos ingressarão em um jogo online, que faz parte dos filtros da plataforma da Cia de Estágio, e receberão as diretrizes até finalizar o game.
Além disso, os candidatos participarão de uma atividade com realidade virtual, de forma presencial em uma das unidades da Henkel, com a avaliação de alguns gestores da companhia. As equipes serão divididas em grupos e terão o desafio de escapar de um labirinto, em 20 minutos. Os integrantes de cada time terão que discutir e montar seu planejamento e sua estratégia, que incluem decisões importantes como escolher quais candidatos ficarão com os óculos e o papel de cada um durante a dinâmica. O grupo que terminar primeiro ou dentro do prazo determinado e fazer a maior pontuação vencerá a competição. “Durante as atividades, os participantes tomarão decisões com base em suas preferências e as dinâmicas iniciais traçarão o perfil de cada um. A parte da gamificação, por exemplo, trará um breve descritivo do perfil do candidato, que constará no material que os gestores da Henkel receberão para a dinâmica com a realidade virtual e a entrevista final”, explica Simone Sertão, responsável pela área de Atração de Talentos e Desenvolvimento da Henkel.
Companhias de diferentes segmentos passaram a adotar o uso de jogos e outras atividades em processos seletivos para avaliar habilidades e aspectos dos candidatos, que podem se perder em dinâmicas tradicionais. A proposta ao incorporar novas iniciativas é ter a oportunidade de fazer uma avaliação mais detalhada, além das informações que o currículo apresenta.
As dinâmicas estão previstas para a segunda quinzena de novembro. A Henkel e a Cia de Estágios esperam que o processo seletivo conte com mais de 3 mil candidatos.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa