Movimento Impact Comms criado pela Indicafix e P3K foi lançado na B3
O mercado da comunicação corporativa está cada vez mais complexo. As lideranças das empresas enfatizam que comunicar cultura e estratégia para os colaboradores é fundamental para o sucesso dos negócios e para a satisfação dos clientes.
“As demandas e as expectativas sobre os profissionais de comunicação interna aumentam a cada dia e comprovar o impacto dessa comunicação sempre foi um desafio. Foi essa a motivação para lançar esse movimento”, explica Suzel Figueiredo, fundadora da Indicafix Métricas Digitais. “A gente sabe que impacta, mas é preciso medir e comprovar os resultados”.
O lançamento aconteceu no dia 14 de junho, no espaço Arena B3, que se colocou como parceira no movimento. Ana Buchaim, Vice-presidente da B3, abriu o evento trazendo reflexões valiosas: “A gente, tipicamente, tem como pressuposto que a comunicação acontece por si só. E esse é o maior erro que a gente pode assumir em termos de comunicação. A gente pressupõe que ela aconteceu e ela não aconteceu. E a gente que trabalha intencionalmente com comunicação sabe a força e a diferença que se tem quando a gente faz uma comunicação de uma forma eficaz e efetiva.”
“Além do local e da valiosa adesão da B3, isso tem um simbolismo. A B3 é a casa que traduz a performance das empresas e os impactos para os públicos de relacionamento”, pontua Elizeo Karkoski, diretor presidente da P3K Comunicação.
O movimento Impact Comms propõe uma discussão do mercado sobre o verdadeiro papel da comunicação nas organizações. Ana Costa, Vice-presidente da Natura, enfatizou o impacto na reputação. A ideia de que não há engajamento sem comunicação foi defendida por Mirella Gomiero, Diretora Executiva do GPA. O debate do primeiro painel contou ainda com a participação da Presidente da Neoenergia COSERN, Fabiana Lopes, afirmando que sem o envolvimento da liderança, cultura e estratégia não são disseminam.
O segundo painel reuniu três executivos de áreas de negócios distintas. Fernando Gasparini, Diretor de Supply Chain da Via, explicou a complexidade que é comunicar toda sua equipe de 5000 pessoas espalhadas por todo o Brasil, dificuldade compartilhada por Moises Correia, Diretor Senior de Pessoas da United Health, nos mais de 30 hospitais da rede e mais de 90 unidades assistenciais.
Marcio Samis, head de Inovação da Vivo, trouxe sua experiência da importância do foco no cliente. “Quem trabalha focado no cliente, precisa saber o que pensa, o que gosta, o que sente para desenhar soluções que atendam os desejos do público alvo”, recomendou Marcio. A comunicação interna deve ser pensada assim também.
O encontro trouxe muitos insights aos comunicadores e foi encerrado com a apresentação do Manifesto Impact Comms. O conteúdo pode ser conferido aqui.
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.
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