Morre Justo Villafañe, um dos maiores especialistas em reputação e imagem corporativa da Espanha
O espanhol morreu nesta terça-feira aos 68 anos de idade
Faleceu no dia 22 de fevereiro o espanhol Justo Villafañe, membro da Asociación Mexicana de Profesionales de Relaciones Públicas (PRORP), aos 68 anos de idade. Doutor em Ciências da Informação, investigador e catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade e de Imagem Corporativa na Universidade Complutense de Madrid, Justo foi criador do Índice Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). “O professor Justo deu peso acadêmico para as ações práticas relacionadas principalmente ao tema da reputação. O seu legado é imenso”, diz o diretor-presidente da Aberje e professor titula da ECA/USP, Paulo Nassar.
Autor dos livros Imagem Positiva, Introdução à Teoria da Imagem, entre outros. Em seu livro “A boa reputação. Chaves do valor intangível das empresas”, Justo define reputação como “o reconhecimento que os stakeholders de uma empresa têm de seu comportamento corporativo a partir do grau de cumprimento de seu compromisso em relação a seus clientes, funcionários, acionistas se os tiver, e a comunidade em geral”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país