30 de outubro de 2023

Morre Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc-SP e grande nome da cultura brasileira

O sociólogo e filósofo foi homenageado pelo Prêmio Aberje em 2009
Danilo Santos de Miranda

É com pesar que a Aberje recebe a notícia do falecimento de Danilo Santos de Miranda, ontem (dia 29) aos 80 anos. O sociólogo, filósofo e ex-seminarista atuava há 55 anos como diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo. Ele estava internado desde o início de outubro e a causa da morte não foi revelada.

“Neste momento de grande consternação para todos nós, em nome da Presidência, do Conselho Regional e do corpo de funcionários do Sesc SP, prestamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos à família e aos amigos de Danilo, e nossa homenagem ao querido diretor e companheiro”, disse o Sesc em nota.

Natural de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, Danilo dedicou décadas de sua vida ao Sesc SP, estando à frente da Diretoria Regional da instituição desde 1984. Ao longo desses anos, o filósofo abriu diversas unidades em todo o estado de São Paulo.

Em 2009, Danilo recebeu uma Homenagem Especial do Prêmio Aberje, por sua contribuição para a cultura, a educação, o conhecimento e a comunicação. Ele também participou de grandes eventos da Aberje, como o 2º Encontro Internacional de Museus Empresariais (2000), o 1º Seminário Aberje de Gestão Cultural (2011) e o 2º Seminário Aberje de Gestão Cultural (2012).

O filósofo também foi membro do conselho de entidades nacionais como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o Itaú Cultural, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a SP Escola de Teatro. 

 

  • COMPARTILHAR: