Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
A comunicadora Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia. Formada em Relações Públicas, ela acumulou ampla experiência em comunicação empresarial no setor industrial de alumínio, celulose e energia. Ela é natural do Pará e hoje é gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management. Com a atuação de sua empresa na região norte do país, Alvarez possui um conhecimento apurado sobre as oportunidades e os desafios do mercado de comunicação da Amazônia.
+Acesse o blog do Capítulo Aberje Amazônia,
“Como Amazônida será uma honra dirigir o Capítulo Aberje Amazônia. Espero que minha experiência na região como profissional possa agregar ao trabalho que vamos desenvolver com o olhar de quem vive e trabalha na região. É muito importante que todos escutem as vozes dos profissionais de comunicação da Amazônia e compreendam este mundo e as pessoas que vivem nele”, afirmou a nova diretora.
Os primeiros 12 meses de atuação do capítulo foram marcados pelo fortalecimento dos diálogos entre profissionais de comunicação. “Sistematizamos uma escuta sobre as demandas dos profissionais da região, realizamos evento aberto preparatório para a COP30 – que será em Belém – e ampliamos o número de associados”, destacou a jornalista maranhense Elis Ramos, primeira diretora do capítulo. “A Amazônia legal representa mais de 50% do território brasileiro e a assertividade da comunicação que as organizações fazem sobre e para a Amazônia requer uma contextualização sociocultural especifica de quem conhece a Amazônia. Mônica, parceira desde a instalação do capítulo, seguirá na liderança inspirada por este propósito, concluiu Ramos.
Alvarez é especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolveu trabalho voluntário no período de 2008 a 2012 na Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Pará e participou do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas no triênio 2016-2019. Atualmente é aluna do curso de pós-graduação ESG, Liderança e Inovação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e mentora do Programa Elas na Indústria da FIESP.
Sobre o Capítulo Aberje Amazônia
Sediado em Belém (PA), o Capítulo Aberje Amazônia é uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins). O Capítulo também conta com um comitê de apoio formado por profissionais de empresas associadas, com o objetivo de cobrir com maior eficácia os diferentes estados e temas de interesse para a região.
Atualmente a Aberje conta com 37 associadas nos estados da Amazônia Legal:
Amazonas
- Jesuítas do Brasil
- Petrobras
- Acre
- Energisa Acre
Rondônia
- Cargill
- Energisa Rondônia
- Usina Hidrelétrica Jirau
Tocantins
- Energisa Tocantins
- Eurochem
- Wedo
Pará
- Agência EKO
- Alubar
- Banco da Amazônia
- Cargil (Santarém)
- Jambo Comunicação
- Norte Energia (2 beneficiarias)
- Temple Comunicação
- TIM
- Vale (2 beneficiárias)
Maranhão
- Banco do Nordeste
- Cargill
- EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária
- Suzano Papel e Celulose
- Vale
- W Comunicação Integrada
Mato Grosso
- Amaggi
- Agromaggi
- Cargill (4 beneficiárias)
- Energisa Mato Grosso
- Sicredi Centro Norte
- Fiagril
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática