13 de agosto de 2024

Missão COP30: Aberje e Pacto Global da ONU iniciam curso preparatório para comunicadores

Com patrocínio de Hydro e Alubar, programa capacitará profissionais de comunicação para atuarem de forma estratégica em seus planos para a Conferência em Belém, em 2025

A Aberje, em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, deu início ao curso preparatório para comunicadores para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o Missão COP30, uma formação com conteúdo específico para a COP30, desenvolvido pela Aberje e pela  Plataforma de Ação Para Comunicar e Engajar, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O programa tem patrocínio da Hydro e da Alubar.

O curso Missão COP30 tem como objetivo oferecer subsídios para que as empresas se comuniquem melhor, se engajem de forma estruturada e componham seus planejamentos de comunicação e participação na COP30, em Belém, em 2025. O programa conta com a curadoria de Karla Prado, gerente sênior de Comunicação do Pacto Global e da Plataforma de Ação Para Comunicar e Engajar (PACE); Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação; e Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje; e coordenação da professora Else Lemos, relações-públicas e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp-USP). Os convidados são key accounts participantes da PACE do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e mantenedores da Aberje, considerando suas contribuições para ambas as instituições. Serão seis aulas realizadas de maneira virtual, com um total de 15 horas de duração, para 40 participantes.

A primeira aula, realizada nesta terça-feira, 13 de agosto, teve como instrutores Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU; a jornalista ambiental do Valor Econômico, Daniela Chiaretti; e a empreendedora social e ativista social Kamila Camilo, diretora-executiva do Instituto Oyá.

Cada aula trará profissionais de diferentes áreas para debater com os presentes casos que ilustram temas relevantes para a Conferência, como:

  1. Introdução às COPs e crise climática
  2. Comunicação estratégica no contexto da crise climática e COP30
  3. Ética e responsabilidade na Comunicação Corporativa sobre desenvolvimento sustentável
  4. Maximizando os impactos positivos: Os movimentos da Ambição 2030 do Pacto Global
  5. Preparação para COP30: Engajamento e visão de longo prazo
  6. COP30 – fontes de financiamento e orientações para um plano de ação efetivo

A pauta na agenda corporativa

De acordo com o diretor executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, o aumento da participação do setor privado em COPs nos últimos anos trouxe também uma responsabilidade – a agenda precisa ser levada a sério, e não de maneira oportunista, visando ganho de visibilidade. Ele ressaltou o tema do ano adotado pela Aberje para 2024, “Comunicação para a Transição”, frisando o papel do setor privado para promover as mudanças urgentes que o planeta exige.

“Sabemos que da mesma maneira que a comunicação empresarial pode ajudar a transformar a agenda climática, ela pode atrapalhar. Por isso devemos combater o greenwashing, o COPwashing e outras más práticas”, declarou Santos. “Outro contexto importante está na região em que a COP30 será sediada, a Amazônia. É importante que comunicadores e profissionais atuantes nas diferentes cidades amazônicas tenham voz e participem ativamente na construção e no legado da COP30”, concluiu.

“A COP30 é uma oportunidade para o Brasil se consolidar como liderança global no combate à crise climática, e isso passa, necessariamente, pelo trabalho que o setor empresarial desempenha nessa agenda. E nós sabemos que o trabalho bem-feito da Comunicação é fundamental para atingirmos essa Missão”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU. “Essa formação é uma oportunidade única para explorar todas as pautas dos pilares de Meio Ambiente, Direitos Humanos, Trabalho e Anticorrupção, entender melhor a Crise Climática, os ODSs, as COPs e como esses assuntos estão interligados à construção de reputação, transparência, inovação e engajamento com stakeholders, essencial para o futuro das organizações e do planeta”.

Acesso ao conteúdo

Os conteúdos gerados a partir das aulas serão transformados em e-book, com acesso gratuito a todos os interessados via Aberje e Academy, a maior plataforma de e-learning em sustentabilidade do mundo, ferramenta do Pacto Global. “Ao mesmo tempo em que valorizamos as contribuições de nossos mantenedores, encontramos essa maneira de democratizar o acesso ao conteúdo, não só aos associados da Aberje, como ao público geral interessado. A COP, no final das contas, é de interesse geral da sociedade”, afirmou Victor Pereira. O e-book deverá ser disponibilizado ainda em setembro, após o término do curso.

“Unimos forças com a Aberje para trazer o melhor das duas instituições reconhecidas por sua excelência na promoção de atividades educacionais e de formação contínua para o avanço dessa agenda de sustentabilidade, que é de todos e todas nós. A crise climática está posta, bem como a COP do Brasil, e o Missão COP30 veio para capacitar e preparar as empresas para atuarem de forma estratégica no planejamento e na comunicação de seus projetos e compromissos nessa temática”, disse Karla Prado, do Pacto Global. “Tudo isso num tempo de combate à tanta desinformação climática, em que nunca foi tão importante oferecer informações de qualidade”.

Estão participando do Missão COP30 as empresas: Alonso Pistun Advocacia Empresarial, Aegea Saneamento, Ajinomoto do Brasil, Alubar Global Management, Ambipar, ArcelorMittal, Autoridade Portuária de Santos, BASF SA, Bayer S/A, Be Compliance, Claro, CPFL, CRA SP, Eletrobras, ENGIE Brasil Participações, Gerdau, GM, Grupo Ultra, Hydro, Instituto CCR, Itaipu Binacional, Itaú Unibanco S/A, Latam Airlines Brasil, Novo Nordisk, SAP, Schneider Electric, Solar Coca-Cola, Stellantis, Ultragaz, Unilever Brasil e Ypê – Química Amparo.

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