20 de agosto de 2024

Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados

Processo seletivo atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; início das aulas está previsto para 10 de setembro

A FGV Rio divulgou hoje (20) a lista de aprovados para a primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados. Os 30 selecionados contarão com bolsas integrais graças à colaboração entre a Aberje, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV Rio e a Fundação Itaú. O processo seletivo atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas.

“A Fundação Itaú tem uma tradição de encontrar grandes parceiros para fazer Mestrados Profissionais. E este em especial tem um valor bastante interessante, que é entender a Comunicação não como ferramenta, não como instrumento, não como parte de um processo, mas como central na construção de futuros que a gente deseja para nosso país”, declarou Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

Crédito: FGV Comunicação

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, ressaltou a importância da análise de dados e números dentro de seus contextos. “Esse mestrado dá densidade para a aproximação entre o que eu chamo de cientista de narrativas, cientistas sociais e cientistas de dados”, afirmou.

“A gente não está trabalhando só a sofisticação do profissional de comunicação pelo ângulo das ciências sociais e da própria Comunicação, mas está também trazendo a ele uma capacidade ferramental de lidar com os dados dentro dessa nova complexidade que a gente enfrenta” disse Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação Rio.

Para a coordenadora acadêmica do Mestrado Profissional FGV Comunicação Rio, Luciana Veiga, a formação traz conhecimentos que são diretamente aplicáveis na realidade de quem está no dia a dia da Comunicação Digital e da gestão de dados. “O mestrado profissional traz a formação sólida e a flexibilidade que o mercado de trabalho pede hoje, oferecendo disciplinas teóricas e de metodologia de pesquisa que aumentam o potencial de diagnóstico e de análise de nossos estudantes”, concluiu.

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