14 de julho de 2023

Merco lança a nona edição do ranking das 100 empresas mais responsáveis em ESG no Brasil

A 9ª edição do ranking de Responsabilidade ESG traz, além das 100 melhores, os três rankings para cada pilar: E - Meio Ambiente, S - Âmbito interno, Clientes e Sociedade e G - Ética e Governança Corporativa

A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorreu entre julho 2022 e dezembro de 2022. Assim como a anterior, a nona edição apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG, além das empresas que se destacam nas práticas de cada um de seus pilares, resultando em mais três rankings de acordo com as siglas Environmental (E), Social (S) e Governance (G). A metodologia de análise engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas.

A metodologia parte de entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a 200 milhões de Reais por ano no Brasil, que apontam as 10 companhias de melhor Responsabilidade ESG. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

Desde a edição do ano passado, conta também com a pesquisa Merco Sociedade, monitor que mede a reputação da perspectiva cidadã. Este indicador integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, enfatizando a legitimidade social, a licença social e a plausibilidade social. Em complemento, são consideradas as avaliações de Merco Digital, ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas. A metodologia completa está disponível no site www.merco.info.

De acordo com Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, a flexibilidade em evoluir e adequar sua metodologia às necessidades corporativas atuais fortalece os relatórios Merco como instrumentos estratégicos que apoiam a tomada de decisão para as empresas. “É fundamental que uma empresa como a Merco, que realiza os monitores corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, esteja atenta às tendências e demandas do mercado. O ranking ESG é um exemplo claro do compromisso que a Merco tem em destacar as companhias mais responsáveis e comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade, e sua ética e governança”, enfatiza Olszenski.

  • COMPARTILHAR: