Merco lança a edição 2024 do ranking Merco Talento, que reconhece as melhores empresas do Brasil em atração e retenção de talentos
A Merco apresenta a segunda edição do ranking Merco Talento no Brasil. A pesquisa 2024 reconhece as 100 empresas que mais se destacam em atração e fidelização de talentos. O setor de cosméticos aparece em destaque com Natura na liderança, grupo Boticário na 3ª colocação, crescendo 8 posições. O Top 3 tem ainda o mercado Livre que subiu 13 posições e ocupa a 2ª colocação. O Top 10 é completado por Ambev (4º); Nestlé (5º); Amazon (6º); Google (7º); Itaú Unibanco (8º); Toyota (9º) e Pfizer (10º).
O estudo indica que sete empresas de 2023 permanecem entre as 10 primeiras posições em 2024, o que demonstra a preocupação em gerar um ótimo ambiente de trabalho para garantir a alta reputação. Nessa edição da pesquisa, é possível observar também que oito das 10 melhores empresas do ranking Merco Talento também estão entre as companhias de melhor reputação empresarial, indicando que existe uma correlação direta entre uma empresa ter boa reputação e ser reconhecida com marca empregadora, ou seja, uma organização com capacidade de atrair e fidelizar talentos.
Entre os 36 setores que compõe o ranking 2024, os destaques vão para o setor de Alimentos com oito empresas, liderado pela Nestlé; os setores da Indústria Automotiva, liderado pela Toyota, seguido pelo setor de Serviços Financeiros, liderado pelo Itaú Unibanco, cada um com seis empresas.
O Merco Talento vai além de um monitor composto pelas avaliações dos próprios colaboradores das empresas e um benchmarking de indicadores de gestão de pessoas. O ranking também é um monitor de marca empregadora, que mede a atratividade para os públicos externos que avaliam as empresas. Além disso, possui a avaliação de profissionais especializados na área de Talentos. Dessa forma, esses três eixos do ranking analisam os aspectos fundamentais: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho.
“O reconhecimento das melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos, por meio do Ranking Merco Talento, destaca a importância de políticas internas que promovam a valorização dos colaboradores. Essa iniciativa fortalece a atratividade e a reputação das organizações, impulsionando a sociedade com instituições cada vez mais comprometidas e responsáveis com seus colaboradores”, afirma Victor Olszenski, Diretor da Merco no Brasil. “A nossa metodologia abrange onze fontes de informação, que compreendem funcionários das empresas, universitários, ex-alunos de escolas de negócios, equipes de RH das empresas, especialistas e headhunters, sindicatos, professores universitários, além da presença das empresas no meio digital. Além disso, é importante ressaltar que a participação no Ranking Merco Talento é gratuita, e depende exclusivamente do reconhecimento das empresas em sua capacidade para atrair e fidelizar talentos entre os diferentes stakeholders”, destaca Olszenski.
O estudo traz informações fundamentais para definir políticas internas em cada organização, fortalecendo a competitividade, a reputação e o compromisso com a excelência e seu reconhecimento como marca empregadora. As empresas, ao adquirirem o relatório analítico aprofundado, têm acesso a informações preciosas sobre a visão de cada stakeholder avaliado, incluindo comparações com outras companhias e com a média das empresas avaliadas.
O Ranking completo pode ser consultado na página da Merco.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão