Mercado Livre passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo
O Mercado Livre acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Com a adesão, o Mercado Livre fortalece o comprometimento com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), prioritariamente nas agendas de clima e direitos humanos.
A adesão do Mercado Livre vem acelerar ainda mais a agenda ESG da companhia, que atua com foco em três pilares principais, abrangendo as áreas com maior potencial de impacto das suas atividades na América Latina: mobilidade, embalagens e gestão de materiais, resíduos e conservação e regeneração de biomas; apoio ao empreendedorismo e inclusão financeira; investimento em transparência e prestação de contas em produtos e serviços; dentre outras iniciativas que englobam os pilares ambiental, social e de governança.
Em continuidade à intensificação dos esforços do Mercado Livre – que em 2021 emitiu um título sustentável, de US$ 400 milhões, utilizado para impulsionar projetos de triplo impacto -, a adesão ao Pacto Global complementa a atual jornada de aprendizado da companhia para criar valor a longo prazo e promover desenvolvimento sustentável e compartilhado. O trabalho conjunto, com outros atores desta agenda, vai impulsionar ainda mais o impacto positivo e para um número cada vez maior de pessoas, com ações que tragam mudanças efetivas não só para as comunidades em que a empresa atua, mas para a sociedade como um todo.
Parte do seu Relatório de Impacto 2022, divulgado a cada ano, o Mercado Livre tem ampliado a mensuração de impactos à medida que cresce. Nos últimos anos, por exemplo, ampliou sua frota elétrica que ultrapassou a marca de 790 veículos, entregou mais de 4,6 milhões de pacotes com modais sustentáveis, restaurou mais de 10 milhões de árvores nativas, facilitou o acesso a mercado de mais de mais de 500 mil micro e pequenas empresas, vendeu mais de 11 milhões de produtos com impacto positivo, realizou mais de 5,2 milhões de operações de créditos a pequenos empreendedores, promoveu a educação financeira para mais de 7 mil jovens e empreendedoras, e aproximou mais de 1,4 mil meninas do mundo da tecnologia.
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.
O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?