23 de junho de 2023

Mensuração em Comunicação Interna foi tema da quarta reunião do Comitê de Comunicação Interna e Marca Empregadora

Profissionais de comunicação da Ingredion e da LATAM Airlines compartilharam os desafios e algumas práticas para mensurar a CI da empresa

A mensuração desempenha um papel fundamental tanto na Comunicação Interna quanto na gestão da marca empregadora de uma organização. Mas identificar e definir métricas adotadas é um desafio. Por isso, é importante escolher indicadores que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização e que sejam capazes de medir o impacto real da CI e da gestão da marca empregadora. Às vezes, pode ser difícil encontrar métricas quantitativas e qualitativas que capturem a complexidade e o valor intangível dessas áreas.

Isso ficou claro durante a quarta reunião do Comitê de Comunicação Interna e Marca Empregadora, realizada no dia 14 de junho. Os profissionais convidados Manuella Gambaro, gerente de Comunicação Corporativa na Ingredion e Caio Ferracina, coordenador sênior de Comunicação Interna e Endomarketing na LATAM Airlines, trouxeram algumas boas práticas de Mensuração em Comunicação Interna.

Manuella Gambaro

Ao iniciar, a coordenadora do grupo, Cynthia Provedel compartilhou os resultados da escuta realizada pelos integrantes do comitê na reunião anterior. Tendo como base os inputs, as necessidades e as expectativas trazidas pelo grupo, foi feito um acordo coletivo simples, a ser validado por todos. “Neste encontro vamos testar o formato do pitch, em que os participantes se dividem para responder perguntas e compartilharem contribuições”.

Ao apresentar um case da multinacional Ingredion – que atua com soluções de ingredientes, Manuella Gambaro contou que quando a área de comunicação começou a trabalhar em parceria com a área de tecnologia da empresa, foi possível fazer melhorias no processo de mensuração, obtendo mais facilmente dados, relatórios, conteúdos e uma análise mais abrangente e detalhada. 

“Vamos começar a utilizar nosso dashboard de uma maneira mais completa, a ideia é termos uma análise de efetividade do que estamos fazendo na nossa estratégia de comunicação, guiar a pauta e criação de conteúdo e mostrar a relevância e o impacto que a comunicação tem dentro da companhia”, contou.

Caio Ferracina

Para contar sobre o trabalho de mensuração feito pela área de comunicação da LATAM, Caio Ferracina iniciou sua fala com três recados: “(1) apenas comece, o profissional de comunicação sempre dá um jeito; (2) isso pode nos influenciar na tomada de decisão e (3) o lugar que estamos tentando ocupar hoje é que seja uma área que tenha uma cultura de métricas”.

“Criamos comitês estratégicos e uma governança de comunicação para analisarmos o que performou bem, o que performou mal, etc…A primeira vez que você toma uma decisão com base em dados é uma epifania!”, salientou Ferracina, acrescentando que é importante que se repense os formatos de mensuração de tempos em tempos, sempre com base em dados e em pesquisas. “A gente vai errar, mas é importante começar esse trabalho”, finalizou.

 

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