McDonald’s produz websérie de vencedor do Escalando o Futuro 2019; segunda edição está com inscrições abertas
Programa “Escalando o Futuro” promovido pela Aberje e McDonald’s aposta em jovens talentos da comunicação nas áreas de produção de conteúdo, storytelling e empreendedorismo
A edição do Escalando o Futuro 2020, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com o McDonald’s, segue com inscrições abertas até o dia 08 de outubro. Lançado no ano passado, o programa retorna com o objetivo de impulsionar jovens talentos com potencial para contar boas histórias oferecendo uma oportunidade única de aprendizado. Assim como foi para o universitário Leonardo Marin, de 27 anos, ex-funcionário da rede e um dos vencedores do EoF 2019 que teve sua websérie produzida pelo McDonald’s.
Com o título ‘Meu Primeiro Emprego’, a história de Leonardo foi a escolhida para ser produzida para virar websérie. Dividida em cinco episódios divertidos e emocionantes, a obra conta a história da Hannah, uma jovem que está realizando o sonho do primeiro emprego no McDonald’s e, com a ajuda de uma fada-madrinha, vai tentar fazer do seu primeiro dia um sucesso. Os vídeos já estão disponíveis no site corporativo e no canal do Youtube da Arcos Dorados, empresa responsável por operar a marca McDonald’s na América Latina e Caribe.
O McDonald’s foi o primeiro emprego de Leonardo, morador de Botucatu, interior de São Paulo. Lá ele permaneceu durante nove anos, com um plano de carreira bem-sucedido. Começou como atendente, passou pelos cargos de treinador e coordenador até se tornar gerente de plantão. Ele conta que, logo que soube do programa, não hesitou em se inscrever. “Quando meu chefe me apresentou o projeto, que incluía os funcionários do McDonald’s, ele já sabia que eu iria topar! Como autor independente e em busca do sonho em seguir na carreira literária, o projeto era uma ótima maneira de me ajudar de muitas formas possíveis, pois mesmo que não vencesse, sabia que iria ter um aprendizado muito grande”, relata.
O universitário do curso de Letras confessa que ao se inscrever não tinha ideia do que contar mas que quando a ideia surgiu, o processo de criação foi bem intenso e rápido. “Na verdade, durante toda a semana de imersão e palestras eu mudava o meu tema. Quando eu realmente parei para pensar, cheguei à conclusão de qual história iria se tornar meu projeto”, revela. “Eu me recordo de ter a ideia em uma folga minha e que no dia seguinte eu já estava colocando em prática, chamando meus amigos de trabalho, fazendo roteiro e criando artes visuais!”.
Para o autor da história campeã, ver sua ideia materializada em uma websérie foi um sonho que virou realidade. “Todos sabíamos que quatro projetos iriam ser selecionados e trabalhados. Com a notícia de que o meu projeto seria o único a ser realmente desenvolvido, e de uma forma completamente diferente, eu não acreditei! Felicidade imensa, pois é uma ideia que realmente toca o meu coração e isso vai ficar gravado, de muitas formas, para o resto da minha vida”, destaca Leonardo.
“Participar do EoF me trouxe um aprendizado muito grande! A construção do projeto foi muito bem feita entre o pessoal da Aberje e do McDonalds! Foram dias incríveis, conheci pessoas maravilhosas e um momento inesquecível na minha vida. Fui totalmente inocente ao pensar que iria vencer, mas claro, dei o meu melhor, e quando o resultado saiu eu me emocionei muito!”, conta.
No momento, Leonardo investe carreira literária, está escrevendo um livro e mantém projetos paralelos na internet. Aos jovens participantes da segunda edição ele manda uma mensagem: “Acredite em você! No seu potencial!!! Participar do Escalando o Futuro é algo que você vai levar pro resto da sua vida, vai refletir no seu cotidiano, tanto profissional quanto pessoal, então independente do resultado, aproveite a escalada!”
Para conferir a websérie, acesse ao canal do Youtube da Arcos Dorados (McDonald’s).
Assista ao anúncio dos vencedores da primeira edição:
https://www.youtube.com/watch?v=c_BtwrxvN1k
Escalando o Futuro 2020
O programa, lançado no ano passado, investe na capacitação de estudantes de comunicação e funcionários da rede para o desenvolvimento de projetos relacionados à produção de conteúdo, storytelling e empreendedorismo. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia e acesso preferencial para associados da Aberje.
Este ano, o evento será totalmente online e irá abranger todos os estados brasileiros. Universitários e colaboradores do McDonald’s de todos o país podem participar. Os 50 selecionados terão a oportunidade de aprender com grandes nomes da comunicação e os melhores projetos serão premiados e ainda poderão ser produzidos e lançados.
Durante três dias, os participantes terão acesso a workshops e oficinas com especialistas do mercado sobre temas como storytelling, roteiro, mídias sociais, empreendedorismo e muito mais. Por fim, dez ideias serão selecionadas para a fase de desenvolvimento e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora online. Os três melhores trabalhos serão premiados em R$ 4 mil, com chances de serem selecionados para sair do papel com o apoio do Méqui e parceiros em 2021.
Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário disponível no site www.escalandoofuturo.com.br e submeter um texto de até 1000 caracteres ou um vídeo de até 60 segundos pela própria página, contando uma boa história de tema livre. O material será avaliado pelo potencial criativo e a aprovação da participação chegará por e-mail.
Para conhecer mais sobre a primeira edição do Escalando o Futuro, acesse aqui
O regulamento completo do projeto pode ser consultado também no site: www.escalandoofuturo.com.br
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país