McDonald’s discute a importância de entender o consumidor para tomada de decisões no Latam Retail Show
Entre os assuntos discutidos nos painéis, a importância do entendimento do consumidor, inovações para o ponto de venda e novas soluções digitais, além do relacionamento com franqueados.
Paulo Camargo, presidente do McDonald’s Brasil, participou nesta terça-feira (15) do Latam Retail Show. Durante o painel que abordou digital franchising, o executivo destacou a importância das pesquisas e ferramentas digitais para garantir um melhor entendimento do consumidor, e da gestão colaborativa com a participação dos franqueados e funcionários nos processos de tomada de decisões.
Nos últimos anos, a empresa tem atuado dentro do conceito McEvolution, pensado para garantir que o McDonald’s evolua junto com o consumidor. Por isso, os restaurantes da rede passam por um processo de modernização, com instalação de totens de autoatendimento e novo projeto arquitetônico. Mudanças no atendimento, mais informal e sem um script pré-definido para os funcionários, bem como uniformes que valorizam a individualidade, também fazem parte desse novo momento. E os resultados já aparecem. A rede conquistou queda de 50% nas taxas de turnover e absenteísmo entre 2015 e 2019 e crescimento de 23% na taxa de satisfação dos clientes de 2016 para 2020 (TopBox).
Já o CMO da rede, João Branco, que também participou do evento, em um painel sobre o futuro dos pontos de venda, destacou algumas iniciativas da marca que surgiram justamente da proximidade com o consumidor. Os já tradicionais quiosques de sobremesa do Méqui são exemplo disso. O modelo de negócio, antes inédito nos outros mercados em que o McDonald’s atua, foi desenvolvido no país e atualmente conta com mais de 2 mil pontos. O executivo também trouxe dois importantes cases em que as lojas se tornaram pontos de comunicação. A mudança das fachadas para apelidos carinhosos da rede como Méqui e Mecão e o lançamento do Méqui 1000, a milésima unidade, localizada em um casarão histórico na Avenida Paulista.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática