LLYC Brasil lança estudo que mostra a polarização na prática
A polarização refere-se ao processo de reafirmação das próprias crenças que ocorre após a participação em um debate sobre um assunto controverso no qual são apresentadas evidências e interpretações alternativas. Por isso, o que é novo não é tanto que as posições que resultam dessa interação sejam extremadas (embora em muitos casos isso seja o resultado), mas sim a atitude de desconhecimento intencional (quando não de desprezo) das evidências e argumentos que forçaria a mudança de crenças.
O estudo sobre polarização realizado pela LLYC analisa precisamente as redes sociais de forma a explicar a evolução da polarização em doze países ao longo dos últimos cinco anos, tomando como referência a conversa social sobre as questões mais controversas.
Com base nos dados coletados no THE HIDDEN DRUG: a droga oculta – o poder viciante da polarização do debate público, elaborado pela LLYC em parceria com a Más Democracia, a LLYC Brasil realizou o evento para lançar oficialmente os resultados do estudo, trazendo visões de especialistas de diversas áreas acerca dos temas abordados.
No momento ‘A polarização na prática’, o presidente da ALAMPYME (Associação Latinoameriaca para Micro e Pequenas Empresas), Sergio Miletto e o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT), trouxeram seus pontos de vista sobre as privatizações. Mediado pelo gerente de Assuntos Públicos, Felipe Peleteiro, os convidados discorreram sobre este tema que divide opiniões na sociedade brasileira. Para Miletto, “não é sobre privatização ou estatização. E sim ter um controle público do estado através de obras de cidadania. Achar que privatizar as estatais não vai ter corrupção, é ilusão. Privatizar pro setor privado é privatizar a corrupção.”
Suplicy defende uma política justa e igualitária, o que chama de justiça social e acredita que assim, o Brasil será um país melhor.”A justiça social é primordial para uma sociedade justa e igualitária. Através da Renda Básica de Cidadania, será possível proporcionar melhores oportunidades para a população que não teve acesso às condições dignas de saúde e educação.”
Vivian Raffaeli, diretora de Deep Digital Business apresentou a metodologia do estudo, os recursos utilizados para realização e consolidação dos dados. Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, liderou uma roda de conversa com a psicóloga Mariana Clark e o cientista político Cláudio Couto. “Esse estudo consolidou dados importantíssimos sobre a polarização e nos mostrou como esses assuntos geram debate na sociedade. É muito importante trazer à tona estes temas e o evento de lançamento do estudo THD foi essencial para discutirmos todos eles”, destacou Thyago.
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