Lisiane Lemos e Rossandro Klinjey participam do Encontro de Comunicação Marista
A 14ª edição do Ecom ocorreu no dia 2/7 e reuniu de forma online mais de 140 comunicadores
No dia 2 de julho, sexta-feira, foi realizado o 14º Encontro de Comunicação da Rede Marista, de forma online, no Zoom. O evento que ocorre a cada dois anos, nesse ano reuniu mais de 140 profissionais de comunicação e relacionamento dos espaços de missão marista.
A edição que contou com a temática Partilhar, Inspirar e Transformar gerou conexões e possibilitou diferentes aprendizados aos participantes. Os palestrantes convidados Rossandro Klinjey e Lisiane Lemos apresentaram aspectos sobre autoconhecimento, cuidado e crescimento contínuo. Selecionamos cinco reflexões feitas pelo Rossandro e pela Lisiane que ficarão como aprendizado desta edição. Confira:
- Precisamos validar nossa humanidade, perceber que enfrentamos as adversidades da forma como podemos
Escritor, psicólogo e professor, Rossandro abordou as jornadas que compõem o contexto atual e recordou o quanto é necessário perceber e acolher as nossas fragilidades para conseguir lidar da melhor forma com momentos adversos. Ele fortaleceu o quanto esse olhar empático precisa estar presente em nossas rotinas para que seja possível manter a nossa saúde física e emocional e compartilhar desse bem-estar com quem está ao nosso redor.
- Não deixe de observar a realidade como ela é. Não ignore as coisas, mas retenha o que é bom
Seguindo no contexto das adversidades, Rossandro reforçou o quanto é um desafio diário estarmos conectados com os acontecimentos cotidianos, sobretudo como comunicadores, e equilibrarmos as emoções. Nesse ponto, ele lembrou o quanto é importante que estejamos atentos e que nos esforcemos para reter as sensações boas, as partilhas construtivas e a esperança em dias melhores.
- Não tem coisa mais libertadora do que dizer: “não sei, mas estou disposta a aprender, me ensina?”
Com a palestra “Liderando a sua transformação digital”, Lisiane trouxe diversos insights aos participantes. Um deles foi a premissa de que é necessário estar aberto ao aprendizado constante. Assumindo processos e entendendo o erro como parte da jornada, a palestrante afirmou o quanto é positivo assumir o papel de aprendiz e estar disposto a aprofundar conhecimentos.
- As pessoas mais generosas que eu conheci não são aquelas que dividem dinheiro, mas as que dividem conhecimento
Reforçando a importância da criação de redes de contato e vivência de experiências com sentido, Lisiane compartilhou sua trajetória de vida e profissional, relatando os momentos de dificuldade e preconceito, mas também os de aprendizado e êxito. Ela afirmou o quanto são essenciais as conexões realizadas ao longo da caminhada e o quanto é importante criar de forma colaborativa, impulsionando assim o conhecimento e o crescimento.
- Estejam sempre preparados para o melhor acontecer
Imersos em rotinas e receosos com a falha, muitas vezes, projetamos planos para quando o pior acontecer. Entretanto, Lisiane lembrou o quanto a jornada pode mudar – e ser mais produtiva e saudável – se também nos preparamos para o melhor acontecer.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país