Liderança responsável é a principal tendência para latinoamericanos, segundo estudo Approaching the Future 2022
A Aberje e o Conselho Regional para América Latina da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação das principais associações de RP e comunicação do mundo, promoveram no dia 6 de setembro uma sessão sobre o estudo de Tendências em Reputação e Gestão de Intangíveis – Approaching the Future 2022. A audiência contou com profissionais brasileiros e comunicadores de países da América Latina.
A 7ª edição do relatório foi apresentado por Ángel Alloza, CEO Corporate Excellence do Centre for Reputation Leadership, centro líder de pesquisa, conhecimento e treinamento especializado na gestão e medição de ativos intangíveis. O estudo identifica questões-chave em que as organizações estão trabalhando, bem como os desafios que enfrentam. Nesta reunião, foram analisados o presente e o futuro da gestão de intangíveis, especialmente as tendências em reputação, marca, sustentabilidade ética e transparência de organizações latinoamericanas.
“Esta é uma ferramenta que considero imprescindível para conhecer de forma prática quais são as tendências em reputação e gestão de intangíveis que são as mais importantes para a gestão empresarial. É um informe para ser usado no dia a dia, que ajuda a empresa a navegar com êxito em todos os contextos sociais e econômicos em que estamos imersos”, salienta Alloza. “Estamos convencidos de que as companhias e organizações que são capazes de compreender realmente o poder dos intangíveis como elementos de construção e proteção de valor empresarial serão capazes de conseguir duas coisas: ter um diferencial competitivo e construir um capital social com todos os grupos de interesse”, complementa.
O estudo foi feito em duas etapas. A primeira fase foi de identificação das tendências a partir da participação de mais de 400 fontes e estudos de prospeção social. Em seguida, todas as tendências são analisadas através da visão de cerca de 600 profissionais de 55 países.
As cinco principais tendências que aparecem no ranking de prioridades globais são: (1) propósito corporativo; (2) liderança responsável; (3) digitalização; (4) diversidade, equidade e inclusão; e (5) governança e ética. “O tema em que as organizações mais estão trabalhando é o propósito, que cresceu nesta edição do relatório. Observamos uma tendência positiva neste campo”, destaca Clara Fontán, diretora de Intelligence & Knowledge do Centre for Reputation Leadership. “Cabe destacar um crescimento significativo da Diversidade & Inclusão. Este é o tema que mais cresceu em relevância no estudo deste ano”.
Outras tendências apontadas pela pesquisa são: (6) reputação e risco reputacional; (7) comunicação corporativa e publicidade; (8) a construção de confiança com os grupos de interesse; (9) Agenda 2030; (10) métricas e ESG; (11) futuro do trabalho; (12) cibersegurança; (13) marcas ativistas; (14) reputação do CEO; (15) mudanças climáticas e (16) captação de fundos para Sustentabilidade.
O estudo também mostra quais assuntos têm gerado mais esforços das organizações. Alloza destaca que, entre os mais importantes estão ações voltadas para desenvolvimento de métricas e indicadores em todos os níveis – tanto métricas em reputação como modelos, indicadores e KPIs de reputação e sustentabilidade. “Ressalto que as tendências que temos identificado nesta edição que definem o presente e o futuro das organizações aparecem dois novos temas: a geração de confiança entre os grupos de interesse e a reputação dos CEOs”.
Geograficamente falando, na Europa, a tendência mais importante é a digitalização, posto que fica em quinto lugar na América Latina. Por outro lado, a liderança responsável é a principal tendência para os latinoamericanos, e alcança o terceiro posto para os europeus. Outro destaque nesse sentido é que sete em cada dez organizações da América Latina trabalham na gestão da reputação e da confiança.
“Um dos aspectos mais interessantes é a comparação entre a Europa e a América Latina. Observamos que os profissionais de ambas as regiões coincidem em relação às cinco tendências mais relevantes, sendo que o propósito aparece na segunda posição nas duas regiões, reafirmando ações nesse sentido nessas partes do mundo”, observa Clara.
Segundo Alloza, os sete pilares da reputação são: (1) Produtos e serviços impecáveis; (2) Inovação; (3) Política de Recursos Humanos; (4) Políticas de Sustentabilidade; (5) Ética e Governança; (6) Resultados econômicos e financeiros e (7) Qualidade de gestão.
O estudo está disponível em inglês no site da Corporate Excelence.
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