11 de outubro de 2024

Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação

Evento aconteceu no escritório da Aberje, em São Paulo, e contou com uma sessão de autógrafos

No dia 10 de outubro, o escritório da Aberje foi palco do lançamento do livro “Brand Publishing na Prática”, que visa detalhar essa nova forma das marcas se comunicarem. A obra foi escrita por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e diretor-executivo da Barões Brand Publishing, com a co-autoria de dezessete profissionais, alguns marcando presença no evento de lançamento na Aberje, foram eles: Débora Huff, gerente de comunicação e marketing digital da Beauty Fair; Leandro Provedel, gerente de comunicação e branding da ENGIE Brasil; Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje; e Jorge Florêncio, executivo de comunicação corporativa da Cooxupé. O evento foi promovido pela Barões Brand Publishing, com o apoio da Aberje, FDC – Fundação Dom Cabral e Instituto McLuhan e contou com a participação de renomados especialistas no assunto.

A Importância da Narrativa

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, abriu a programação destacando a relevância do livro no contexto atual da comunicação, e como a Aberje se posiciona nessa realidade. “A Aberje nasceu com a proposta de mudar o perfil da comunicação de índole científica para relações humanas. Cumprimos esse papel nos últimos 57 anos”, declarou Nassar. Ele também comentou sobre a influência da teoria de Marshall McLuhan, afirmando que “a boa teoria traz boas práticas”, ressaltando a importância de organizar narrativas de forma a tornar as mensagens mais efetivas.

Confiança nas Marcas

O lançamento contou com uma apresentação internacional de Andrew McLuhan, diretor do Instituto McLuhan, que refletiu sobre a relação entre comunidades editoriais e a confiança nas marcas. Em sua apresentação, McLuhan enfatizou que “cada nova tecnologia nos muda em um nível fundamental e, em seguida, muda a sociedade.” Para ele, a comunicação das marcas deve ir além da mera transmissão de informações e deve focar na construção de relações duradouras com o público.

“A brand publishing traz a ideia de envolvimento. As pessoas estão cansadas da publicidade; elas querem mais, querem histórias, uma conexão”, destacou McLuhan, enfatizando a necessidade de um novo paradigma na comunicação das marcas.

Brand Publishing como Ferramenta de Comunicação

Para introduzir a discussão sobre a técnica do brand publishing, Paulo Henrique Ferreira, mediador do debate, disse acreditar que a estratégia é essencial para marcas que desejam se posicionar como referências no mercado. “A marca deve mudar sua comunicação de persuasiva para informativa, buscando sua sustentabilidade na sociedade”, afirmou Ferreira, ressaltando que a construção de um pacto de confiança com o público é fundamental.

Leandro Provedel compartilhou a experiência da empresa com o portal “Além da Energia”, que já contabiliza mais de 6 milhões de acessos. “O brand publishing me permite comunicar a transição energética e conscientizar a sociedade. Não é sobre a gente, mas sim um serviço que prestamos ao setor”, explicou Provedel, sublinhando a importância de ouvir e compartilhar as histórias de clientes e fornecedores.

Desintermediação e Comunicação Direta

Hamilton dos Santos trouxe à tona a ideia de desintermediação na comunicação. “O que move a crença dos que utilizam o brand publishing é o fato de falar diretamente com seus públicos, sem ser intermediado pela imprensa”, pontuou. Para Hamilton, esse fenômeno abre oportunidades, mas também traz riscos, exigindo que as empresas estejam dispostas a investir em uma comunicação mais direta e autêntica.

“É fascinante por não ser um movimento estático, está em movimento, em formação. Um eixo central desse movimento deve ser a necessidade. Ele pode estar a serviço da reputação e construção de confiança, é propício a trazer mais do que só a notícia em contextos de ESG, pode inclusive virar um business. Precisamos olhar as oportunidades que se oferecem a esse movimento. A bola da vez está com as empresas, essas oportunidades são boas, mas apresentam riscos” finalizou Hamilton.

Exemplos na indústria da beleza e no setor cafeeiro

Débora Huff destacou como a pandemia impulsionou uma transformação na forma de se comunicar com o mercado de beleza. “Precisamos falar de empreendedorismo e ensinar pequenos empreendedores a crescer no mercado da beleza. Com metodologias de brand publishing, buscamos ser uma solução de mídia para a indústria”, afirmou Huff, ilustrando como a indústria se adaptou às novas demandas do público.

Um dos principais e mais antigos mercados do Brasil, o do café, também já adotou o brand publishing. Jorge Florêncio compartilhou a experiência da cooperativa na adaptação ao método. “Com a tecnologia que a Barões nos fornece, criamos o Hub do Café, onde comunicamos com o pequeno produtor até o mercado asiático do café”, explicou Florêncio. Ele enfatizou a importância de comunicar de forma clara e direta, argumentando que “quando algo é levado como necessário, é investimento; quando é visto como luxo, vira despesa.”

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